Seplag-MG apresenta boas práticas do Governo de Minas em evento da ONU

Secretaria representou o Estado em discussões sobre engajamento de servidores e soluções de longo e curto prazo para problemas complexos na gestão pública
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) teve a oportunidade, na última semana, de compartilhar internacionalmente boas práticas de gestão do Governo de Minas na 22ª sessão do Comitê de Especialistas em Administração Pública (Cepa) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O Estado foi representado pela secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que também participou das reuniões como membro do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad).
O tema do encontro do Cepa deste ano foi "Transformando instituições com urgência para um mundo mais verde, inclusivo e resiliente em um momento de múltiplas crises”. A secretária destacou o aprendizado a partir da troca de experiência com profissionais de outros países. “Debatemos diversos temas, com enfoque em como ampliar as capacidades dos entes estatais para que consigam atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, detalhou Luísa Barreto.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) citados pela secretária integram a Agenda 2030 da ONU. O documento estabelece metas globais, como acabar com a pobreza, erradicar a fome e eliminar disparidades de gênero na educação, que devem ser seguidas até o início da próxima década.
“Estamos em um cenário que demanda soluções rápidas para problemas imediatos. Mas, para além disso, precisamos entender o contexto político e temos o desafio de engajar pessoas na solução de problemas em longo prazo”, afirmou a secretária.
Em uma das agendas do Comitê, Luísa Barreto falou sobre o trabalho do Governo de Minas para mobilizar servidores para a transformação da administração pública, por meio do programa de seleção Transforma Minas. Ela destacou que ampliar o engajamento não só entre as lideranças, mas também entre as equipes de agentes públicos é fundamental para entregar melhores resultados e serviços à população.
Encontro
O Comitê de Especialistas em Administração Pública é um órgão consultivo técnico das Nações Unidas que debate e faz recomendações para melhorar as estruturas e os processos de governança e administração pública para o desenvolvimento. A 22ª sessão do Cepa teve atividades entre 27 e 31 de março.
Outros temas debatidos pelos especialistas em administração pública foram: mecanismos para apoio econômico, financeiro e estrutural para enfrentar a mudança climática; governança para o desenvolvimento sustentável; gestão das finanças públicas em emergências; inovação do setor público e impactos do governo digital e resposta aos efeitos das mudanças climáticas em países emergentes ou em conflito.