
Programa da Seplag-MG já criou 65 robôs para serem usados pelos servidores em atividades rotineiras
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), foi premiado na nona edição do Prêmio José Costa, do jornal Diário do Comércio, na noite desta terça-feira (10/12). O programa Automatiza.MG, que tem o objetivo de facilitar o trabalho do servidor público e ampliar a capacidade de entrega aos cidadãos mineiros, foi agraciado na categoria Qualidade da Democracia.
O prêmio foi recebido pela subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG, Ana Flávia de Castro Morais, em cerimônia realizada no BDMG, em Belo Horizonte.
“O reconhecimento do Automatiza.MG demonstra a importância da democratização do acesso à tecnologia no setor público. Este projeto promove a disseminação de ferramentas e capacitação de servidores públicos de diversas áreas, permitindo que automação e inteligência artificial estejam ao alcance de todos. Ao simplificar e ampliar o uso dessas soluções, o Automatiza.MG fortalece a eficiência administrativa, fomenta a inovação e contribui para um Estado mais transparente”, afirmou.
Dividido em oito categorias e dois reconhecimentos especiais, o Prêmio José Costa parabenizou empresas, iniciativas públicas, instituições privadas e públicas e pessoas que se destacaram ao longo de 2024 na busca por uma sociedade capaz de unir esforços em prol de um mundo mais justo e responsável, tendo como premissa a colaboração.
Automatiza.MG
O Automatiza.MG utiliza soluções tecnológicas e inteligência artificial para apoiar e auxiliar os servidores em atividades repetitivas e mecânicas, liberando o funcionalismo para exercer trabalhos mais estratégicos. Desde o segundo semestre de 2023, a iniciativa já criou 65 robôs para serem usados pelos servidores, reduzindo em mais de 7.913 horas mensais o tempo necessário para a realização de processos que foram aprimorados.
Prêmio José Costa
Realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o Prêmio José Costa está inserido dentro do Movimento Minas 2032 – pela transformação global (MM 2032), organizado pelo Diário do Comércio. O objetivo é articular a sociedade para a construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento de Minas Gerais, tendo como base de orientação os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), listados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.
Os demais ganhadores da edição foram:
• Qualidade Ambiental: AgroBeloni
• Qualidade da Cidadania: Programa Estamos Juntos: Mais Emprego
• Qualidade da Cultura e Educação: Sistema Divina Providência
• Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica: CBMM
• Qualidade de Vida: Projeto Cidade Inteligente de Carmo do Cajuru
• Geração e Distribuição de Riquezas: Cufa MG + Expo Favela
• Produção Responsável e Competitividade: Gerdau
• Personalidade 2024 (Liderança Responsável): Ronaldo Scucato, presidente da Ocemg
• Reconhecimentos Especiais: Promotor do Futuro: BDMG e Homenagem Especial: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Crédito/foto: Diário do Comércio/ Breno Ribeiro