Conteúdo Principal

Parceria entre Governo de Minas e Prefeitura de Itabirito inova processo de gestão de recursos municipais

Submitted by 02173547690 on
Por meio do Automatiza.MG, da Seplag-MG, município adota solução tecnológica mais ágil e fortalece o controle interno
Publicado em:
 Por meio do Automatiza.MG, da Seplag-MG, município adota solução tecnológica mais ágil e fortalece o controle interno
Ascom Seplag-MG

Com apoio do Governo de Minas, a Prefeitura de Itabirito desenvolveu um projeto que aperfeiçoa o processo de análise de risco do repasse de recursos públicos a entidades parceiras. A iniciativa foi desenvolvida pela Controladoria Geral do município, após participar de uma oficina promovida pelo Automatiza.MG, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e vislumbrar uma forma de transformar um processo de auditoria manual em uma solução tecnológica mais ágil.

O Automatiza.MG busca otimizar o tempo gasto por servidores em tarefas cotidianas, trazendo ganhos de eficiência por meio da automatização de processos e da inteligência artificial. Ao todo, 26 órgãos e entidades estaduais já foram atendidos pelo projeto, com ações como a construção de 114 robôs que funcionam como assistentes virtuais para auxiliar os servidores no dia a dia.

“O município de Itabirito participou de uma oficina realizada pela Seplag-MG, e, a partir de então, demos seguimento à capacitação dos servidores da prefeitura para realizarem suas próprias automatizações e participarem da rede Automatiza.MG. Assim, eles conseguem ganhar um grau de independência no desenvolvimento de soluções de automatização e podem ampliar ainda mais suas próprias soluções no futuro”, afirma o superintendente do Centro de Automatização e Inteligência Artificial – Automatiza.MG, Yan Vieira do Carmo.

O projeto ganhou o nome de Lumen, devido ao significado de “trazer luz à tomada de decisão”.

Parceria e apoio

O primeiro contato da equipe de Itabirito com as oficinas de automação promovidas pelo Escritório Central de Inovação e Automatização (ECIA) da Seplag-MG foi na Semana de Controle Interno do Estado, em maio de 2025. 

Ao identificar o potencial das ferramentas apresentadas pelo Estado, o município decidiu aplicar a tecnologia ao processo de análise de risco para parcerias e emendas impositivas, que até então era feita de forma manual e dependia da consulta individual a múltiplas bases de dados.

A parceria focou na criação de capacidade institucional. Enquanto a Seplag-MG ofereceu o suporte técnico por meio de capacitações, a metodologia e o treinamento em Power Automate, o desenvolvimento do robô Lumen foi liderado pela Controladoria Geral de Itabirito. 

“A iniciativa possibilitou o aprimoramento da gestão. Inicialmente, era um trabalho complexo, que exigia buscas manuais em diversas bases de dados, demandando tempo e esforço técnico. Nesse contexto, a parceria com o Automatiza.MG foi fundamental para transformar uma necessidade concreta da administração pública em uma solução automatizada, promovendo maior eficiência, padronização e segurança nos processos”, afirma controladora geral de Itabirito, Daniela de Mello Orlandi.

Ao todo, 20 servidores municipais de diversas áreas, como Saúde, Educação e Fazenda, foram capacitados pelo Automatiza.MG, fortalecendo a autonomia técnica da prefeitura.

Agora, os próximos passos envolvem a disseminação desta experiência por meio da Rede Automatiza.MG, para que outras cidades mineiras possam também adotar estratégias de gestão de baixo custo e alto impacto para o cidadão.

Tags