MG App é finalista no Prêmio iBest; saiba como votar

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Aplicativo oficial do Governo de Minas está entre as dez melhores soluções de Governo na premiação nacional

O aplicativo oficial do Governo de Minas, MG App, está entre as dez melhores soluções de governo finalistas do Prêmio iBest, que busca reconhecer as iniciativas digitais mais bem-sucedidas do país. Atualmente, o MG App, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (Prodemge), tem mais de 1 milhão de downloads nas lojas Google Play e iOS e conta com mais de 70 serviços de diversos órgãos e entidades do Estado. A votação para o vencedor está aberta ao público na página do prêmio.

A indicação ao prêmio é recebida como um reconhecimento do trabalho feito pela gestão, que tem buscado aproximar os cidadãos dos serviços públicos. “Ampliamos os serviços digitais disponibilizados no aplicativo para a população mineira, por meio de parcerias com diversos órgãos e entidades estaduais, e isso tem refletido nos retornos positivos dos usuários que já utilizam o MG App. Toda melhoria no aplicativo é focada nas sugestões oferecidas pelos cidadãos”, reforça o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara.

O MG App engloba serviços de diversas áreas do Governo de Minas. Nele, o cidadão consegue emitir documentos, como certidões de nascimento, casamento e óbito, acessar serviços básicos de saúde, como agendar doação de sangue e ser encaminhado para o canal de telemedicina do Estado, solicitar segunda vias de contas de água e energia, agendar atendimentos nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), entre outros.

Também no aplicativo é possível emitir auto de vistoria dos Bombeiros, consultar a situação do veículo e pontuação do condutor, emitir boletins de ocorrências da Delegacia Virtual, cadastrar ocorrências das rodovias estaduais, consultar serviços do Sine, consultar o pagamento de IPVA, as notícias do governo e o registro de manifestações pela Ouvidoria-Geral do Estado.

Votação

Para votar no MG App, o usuário deverá acessar este link e clicar no botão “Vote agora”. Ele será redirecionado para outra página, em que será possível dar o voto no aplicativo mineiro. Será necessário cadastrar um login e uma senha para confirmar a votação. O MG App está concorrendo com outras soluções digitais de governo, como a Carteira de Trabalho Digital, o Portal Gov.br e o Pix.

Aperfeiçoamento

Fruto do trabalho do Governo de Minas em aprimorar a carta de serviços oferecidas, com base nas sugestões feitas pelos usuários, o MG App recebeu, no ano passado, a melhor avaliação na Play Store – loja virtual do Google – entre os “Super Apps”, como são chamados os aplicativos de governos estaduais que agregam uma série de serviços públicos. 

De acordo com o levantamento feito pelo Grupo de Transformação Digital dos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV) divulgado em 2020, o aplicativo mineiro obteve a nota 4,7 em 5 em nove mil avaliações. 

Para melhorar ainda mais a experiência do usuário e integrar outros serviços públicos, inclusive federais, o login do aplicativo foi atualizado e, agora, ocorre por um cadastro único pelo www.gov.br. O aplicativo pode ser baixado aqui.

Tags