Governo de Minas passa a realizar prova eletrônica de legislação na UAI Porteirinha

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ampliou os serviços disponíveis na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Porteirinha, no Norte de Minas. A partir desta segunda-feira (25/8), os cidadãos da região poderão realizar na unidade a prova eletrônica de legislação, etapa obrigatória no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Antes, os moradores do município precisavam se deslocar até Janaúba para realizar a prova, que era aplicada de forma escrita. Agora, com o exame eletrônico em Porteirinha, os candidatos terão mais comodidade, rapidez e segurança no processo.
Ao todo, cerca de 159 mil pessoas serão beneficiadas pelo novo serviço, abrangendo oito municípios da região. Inicialmente, serão contemplados os cidadãos de Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Catuti. Posteriormente, a cobertura será ampliada para atender também os municípios de Janaúba, Verdelândia e Nova Porteirinha.
“A realização da prova eletrônica de legislação na UAI Porteirinha significa mais comodidade e menos deslocamento para milhares de cidadãos, refletindo o compromisso do Governo de Minas em aproximar os serviços públicos da população e ampliar o acesso a eles de forma cada vez mais eficiente”, destacou a diretora Central de Gestão das UAIs, Marina Kleinhappel.
Capacidade de atendimento
A UAI Porteirinha terá capacidade para realizar 25 provas de legislação por dia, totalizando 500 vagas mensais. Além das avaliações de legislação, também serão aplicados exames de reciclagem e provas especializadas, atendendo a diferentes demandas do processo de habilitação de condutores.
Além da prova de legislação, a UAI Porteirinha já oferece uma série de serviços, como emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, recuperação de acesso ao Gov.br, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além dos serviços da Junta Militar e do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O atendimento na unidade é realizado com agendamento prévio, feito gratuitamente nos canais oficiais do Governo de Minas: Portal MG (www.mg.gov.br), aplicativo MG App Cidadão ou no totem de autoatendimento disponível na unidade.