Governo de Minas inaugura a segunda UAI de Juiz de Fora, na Zona da Mata

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:
UAI JF

Município é o primeiro do interior de Minas a contar com duas Unidades de Atendimento Integrado, coordenadas pela Seplag-MG. Juntas, elas têm capacidade para 1250 atendimentos por dia 

O Governo de Minas inaugurou, nesta terça-feira (12/9), a segunda Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. A cidade é a primeira do interior a contar com duas UAIs. Juntas, as unidades têm capacidade para atender aproximadamente 1250 pessoas por dia.  

As duas unidades de Juiz de Fora são coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com o consórcio Shopping do Cidadão, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Com a inauguração, Minas Gerais passa a contar com 41 UAIs distribuídas nas diferentes regiões do Estado.

A nova UAI de Juiz de Fora está localizada no Santa Cruz Shopping e irá disponibilizar para a população 36 serviços públicos, como emissão da carteira de identidade, emissão de Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), comunicação de venda de veículos, entre outros. A capacidade de atendimento diária é de cerca de 250 pessoas.  

“A segunda UAI de Juiz de Fora é um compromisso do Governo de Minas com a cidadania, com a acessibilidade e com eficiência na prestação de serviços públicos. Nela, os cidadãos poderão realizar uma grande variedade de serviços, reforçando nosso trabalho de ampliar a estrutura de atendimento das UAIs”, destacou durante a inauguração a superintendente Central de Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Izabela Rodrigues. 

A moradora do município, Ana Paula Moreira, aprovou a nova unidade. “Esse endereço ficou mais perto do Centro, é mais fácil porque a gente não precisa se deslocar muito para fazer carteira de identidade e outros serviços”, afirmou. 

Ampliação 

A diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado, Marina Kleinhappel, explicou que a abertura de uma segunda UAI em Juiz de Fora partiu da grande demanda de atendimento da primeira, que é de cerca de 1000 atendimentos por dia. O município conta com uma população de mais de 540 mil habitantes. 

“A abertura da nova unidade possibilita a ampliação da prestação de serviços públicos para a população do município e do entorno, proporcionando mais comodidade e reforçando o comprometimento do Governo de Minas em atender bem o cidadão”, ressaltou. 

Modelos de gestão 

Ao todo, o Estado conta com 41 UAIs, geridas por três diferentes modelagens: 21 unidades são geridas por Parceria Público Privada (PPP), 11 têm gestão direta do Estado e nove funcionam no modelo UAI Compartilha. 

O programa UAI Compartilha, da Seplag-MG, possibilita a expansão da rede das UAIs por meio de convênios da Secretaria com entes municipais – prefeituras ou câmaras municipais. No modelo, os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais e a contratação de pessoal. À Seplag-MG, cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade. 

Além das nove unidades do UAI Compartilha já inauguradas, o Estado possui convênios com outros 29 municípios para a implantação de UAIs, além de 42 peticionamentos ativos.  

Confira a lista completa de UAIs aqui

Agendamento 

Os atendimentos são realizados nas UAIs apenas com agendamento prévio, que deve ser feito nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App. 

As UAIs Juiz de Fora estão localizadas no Shopping Jardim Norte, na avenida Brasil, nº 6345, bairro Mariano Procópio, e no Santa Cruz Shopping, na rua Jarbas de Lery Santos, nº 1655, Centro.