Estudantes recebem prêmio do Concurso de Redação Maio Amarelo, do Governo de Minas

Vencedores receberam certificados e vivenciaram programação cultural em Belo Horizonte nos dias 29 e 30/7
Belo Horizonte recebeu, nos dias 29 e 30/7, os estudantes vencedores do 2º Concurso de Redação Maio Amarelo, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A cerimônia de premiação reuniu alunos, professores e familiares de diversas cidades mineiras e uma programação especial organizada pelo Governo de Minas.
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o concurso de redação é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Seplag-MG, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). A proposta busca conscientizar os jovens sobre a importância da segurança no trânsito e estimular a reflexão por meio da escrita.
Durante dois dias, os premiados participaram de uma imersão cultural e institucional na capital mineira. No primeiro dia, os estudantes foram recepcionados com um roteiro de visitas a pontos simbólicos da cidade, como o Palácio da Liberdade e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH).
Após as visitas, os estudantes e convidados almoçaram em um restaurante com pratos típicos da culinária mineira. A programação também incluiu uma visita ao Mercado Central e, ao fim da tarde, todos acompanharam o pôr do sol no Mirante das Mangabeiras.
O ponto alto da programação foi a cerimônia oficial de entrega dos certificados, realizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O evento contou com a presença do chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, que parabenizou os vencedores.
“Primeiramente, agradeço o empenho e a dedicação que vocês tiveram com uma pauta tão relevante quanto o trânsito, que impacta diretamente nossas vidas. Vejo um futuro brilhante em cada um dos premiados, sem deixar de reconhecer os professores, que são verdadeiros heróis”, afirmou Lucas Vilas Boas.
O roteiro também incluiu uma visita à Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC) e à Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, onde os jovens acompanharam demonstrações técnicas e participaram de atividades voltadas à segurança e ao salvamento.
Entre os vencedores, está o estudante Max Ribeiro da Silva, da Escola Estadual São Sebastião, de Cruzília. Ele escreveu sua redação em formato de poema e compartilhou a inspiração por trás do texto.
“Contei a história de um homem que saiu apressado para o trabalho e sofreu um acidente. Na última frase, escrevi que a vida passa muito rápido, como um carro em rodovia. Precisamos nos adaptar para não desperdiçar nossa vida por causa da correria”, relatou o estudante.
Estudantes premiados no concurso:
• Bianca Resende Teixeira – Escola Estadual Desembargador Continentino (Oliveira – MG)
• Kevillin Vitória Fernandes do Amaral – Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela (João Pinheiro – MG)
• Mirela Aparecida Lino do Nascimento – Escola Estadual José Alves de Magalhães (Brás Pires – MG)
• Kevellyn Gabrielly Gouveia Magalhães – Escola Estadual Coronel Américo Augusto de Oliveira (Passa Tempo – MG)
• Wesley de Souza Botelho – Escola Estadual João Gonçalves Neto (Ribeirão das Neves – MG)
• Cecília Cantuário Costa – Escola Estadual Aluísio Ferreira de Souza (Funilândia – MG)
• Max Ribeiro da Silva – Escola Estadual São Sebastião (Cruzília – MG)
• Guilherme Corrêa Pires – Escola Estadual Cândida Cortes Corrêa (Cruzeiro da Fortaleza – MG)
• Luis Henrique Silva de Abreu – Escola Estadual Doutor José Teodoro de Souza (Capetinga – MG)