Alô, Minas! recebe prêmio nacional de inovação

Alô, Minas! recebe prêmio nacional de inovação

Programa do Governo de Minas que leva telefonia e internet móvel a localidades mineiras ficou em 2º lugar na categoria Inovação Para as Pessoas no 4º Prêmio Conexão Inova, que busca conectar e valorizar ações inovadoras no setor público

O programa Alô, Minas! foi reconhecido nacionalmente pela mudança positiva na vida dos mineiros. A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), com apoio das Secretarias de Estado de Fazenda e de Governo, que leva telefonia e internet móvel a localidades de Minas Gerais, foi agraciada pelo 4º Prêmio Conexão Inova, premiação criada pela rede de inovação no setor público, Conexão Inovação Pública.

O resultado foi divulgado em novembro de 2023, mas a premiação foi entregue nesta semana, durante o Convergência, evento sobre inovação no setor público do Brasil, realizado em São Luís, no Maranhão.

O Alô, Minas! foi lançado pela Seplag-MG em 2020 e, na Fase I, está levando cobertura de telefonia móvel e internet para localidades e distritos mineiros que não eram atendidos pelos serviços. Até junho deste ano, serão 157 localidades contempladas e mais de 93 mil pessoas foram beneficiadas. Na Fase II, que teve o resultado publicado em fevereiro deste ano, outras mais de 60 outras localidades serão contempladas.

O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, recebeu o prêmio e participou do evento apresentando o programa Alô, Minas! em um dos painéis da convenção. Para Rodrigo Diniz, difundir as ações do governo mineiro e seus bons resultados mostra o quanto o trabalho da Seplag-MG está no caminho certo.

“Esse prêmio é um reconhecimento ao programa, que é realmente inovador na vida das pessoas, principalmente de quem está no interior de Minas Gerais. A tecnologia proporciona melhores condições de vida e possibilita novas oportunidades para os cidadãos, o que é fundamental para que todas as pessoas tenham acesso aos serviços públicos. Vamos seguir expandindo o programa até chegar a todos os mineiros”, afirma Diniz.

O Prêmio Conexão Inova busca dar visibilidade e reconhecer ações de inovação no setor público e é destinado para projetos originais que trazem transformações, premiando resultados, ideias, equipes e organizações governamentais. Mais de 120 iniciativas inovadoras concorreram na premiação.

Alô, Minas!

O programa Alô, Minas! tem como objetivo melhorar as condições de vida da população, encurtando distâncias e gerando novas possibilidades de autonomia, desenvolvimento, geração de emprego e renda.

A ação vai abranger, na Fase I, 151 localidades e distritos de Minas Gerais, com a projeção de beneficiar mais de 110 mil pessoas até junho de 2024. As primeiras ativações de antenas começaram em maio de 2022 e, desde então, novas antenas vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados.

A primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país foi ativada por meio do programa, e garante cobertura de telefonia móvel e conectividade de quinta geração de internet para o Parque das Árvores, no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro.

Na Fase II, que teve edital de chamamento publicado em dezembro de 2023, novos distritos e localidades de Minas Gerais serão contemplados. Será realizada uma seleção pública, prevista para o primeiro semestre de 2024, junto às operadoras de telefonia móvel para verificar o interesse das mesmas nessas localidades. Após essa etapa, as operadoras terão um prazo mínimo de 28 meses para implantação das antenas nas localidades selecionadas.