Reparação Brumadinho | Projetos Regionais: Acompanhamento das obras rodoviárias em estradas e em ponte na bacia do Paraopeba

Imagens de obras em estradas

Imagens de obras nos trechos Esmeraldas-São José da Varginha, Papagaios-Pompéu e Morada Nova de Minas | Fotos: DER-MG

Seis obras rodoviárias vão ser executadas na região da bacia do Paraopeba,  atingida pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. São cinco trechos de estradas e uma ponte sobre o Rio Paraopeba, em Papagaios. As obras serão realizadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em parceria com os municípios atendidos. Veja na tabela ao fim do texto detalhes sobre cada projeto e acompanhe o processo de execução.

Os seis projetos de mobilidade foram propostos pelas comunidades e pelas prefeituras e foram amplamente priorizados na Consulta Popular, realizada em novembro de 2021, que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas.

As iniciativas estão incluídas dentro dos chamados “Projetos Regionais” – do Anexo I.3 de Reparação Socioeconômica – e irão proporcionar um legado para a região da bacia como um todo.

O custo estimado  para as seis obras é de R$ 464,9 milhões (quatrocentos e sessenta e quatro milhões e novecentos mil), podendo contar com um acréscimo de até 25%, conforme descrito nos itens 5.3.5 e 5.3.7 do acordo judicial. Desta forma, caso necessário, o custo pode chegar até R$ 580 milhões. Serão utilizados recursos dos programas de Mobilidade e de Fortalecimento do Serviço Público (Anexos III e IV do acordo), além de recursos do Anexo I.3, referentes à 17 dos 26 municípios atingidos: Abaeté, Biquinhas, Caetanópolis, Esmeraldas, Felixlândia, Fortuna de Minas, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas. Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté, São José da Varginha e Três Marias.

Os três anexos de reparação citados acima são voltados e objetivam o fortalecimento dos serviços públicos e preveem a realização de obras rodoviárias. Sendo assim, foi construído um formato de financiamento que permitirá a viabilização das seis obras, priorizadas na Consulta Popular. A medida foi aprovada pelo governo, pelas as instituições de Justiça compromitentes e também apresentada às prefeituras envolvidas, as quais salientaram o caráter estruturante das intervenções para a região.