Projeto de reparação na área da saúde é iniciado em Abaeté

Conteúdo Principal
Submitted by 01328024652 on
Publicado em:

O Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) autorizaram a execução do projeto ‘Aquisição de equipamentos para realização de exames médicos’ no município de Abaeté. A iniciativa na área da saúde foi selecionada após a Consulta Popular, e compõe o Anexo I.3 do Termo de Reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da Vale S.A., na Mina do Córrego Feijão, em Brumadinho. 

A mineradora é obrigada a executar o projeto. O processo é acompanhado pela auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O ofício do Governo e das Instituições de Justiça compromitentes autorizando o início da execução foi encaminhado à Vale na quinta-feira (8/9). A empresa tem 12 meses para realizar a iniciativa, e o valor previsto é R$ 373.964,93.

O projeto prevê a compra de equipamentos para realização de exames médicos ofertados à população pela Secretaria Municipal de Saúde de Abaeté, com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde do município. Entre os equipamentos estão aparelho de ultrassom, analisador de gases, cardioversor e aparelho bioquímico. Acompanhe a execução do projeto no portal da FGV.

O município de Abaeté está entre os 26 considerados atingidos pelo rompimento em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019. Com a nova ordem de início, a cidade passa a contar com 9 projetos socioeconômicos em execução. 

O acordo judicial visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.