Governo entrega 307 kits para fortalecimento da defesa sanitária

Governo entrega 307 kits para fortalecimento da defesa sanitária

Reprodução/ Agência Minas

O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, participaram, nesta quinta-feira (16/2), no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, da entrega dos kits de modernização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Foram entregues 307 kits contendo um veículo Mobi, computador, notebook e tablet. Os equipamentos serão distribuídos para 186 escritórios, nas 21 regionais do IMA, contemplando todo o estado. O investimento é de R$ 45,7 milhões, provenientes de um convênio com o Ministério da Agricultura e do Acordo Judicial com a Vale.

Ao se dirigir à plateia composta por centenas de servidores do IMA, Zema afirmou que as entregas representam resultado de trabalho realizado com planejamento. Também disse que, apesar dos inúmeros desafios, se sente confiante, uma vez que os avanços são contínuos.

“Os trabalhos do IMA, da Emater e da Epamig são fundamentais. Temos que sair da armadilha da commodity e produzir produtos diferenciados. E vocês têm uma importância gigante. Quero que Minas seja uma referência na agropecuária. O desafio é nosso - e eu conto com vocês”, afirmou.

Fortalecimento

O secretário Thales Fernandes destacou que este é um projeto estratégico para o fortalecimento do agro mineiro. "O Instituto Mineiro de Agropecuária está sendo revigorado com o maior investimento já feito por um governo na defesa agropecuária de Minas Gerais. Isso demonstra a disponibilidade e a força do Estado. Dessa forma, com certeza, estamos abrindo novos mercados, exportando mais e agregando valor aos nossos produtos", disse.

A iniciativa faz parte do Projeto Defesa Agropecuária Eficiente. O projeto também prevê melhorias estruturais das unidades e aquisição de itens de mobiliário. O objetivo é modernizar a defesa agropecuária de Minas Gerais, aprimorando e direcionando as atividades de fiscalização com informações qualificadas sobre as áreas que apresentem maior risco de incidência de doenças.

Defesa sanitária

O IMA é responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal no estado. Atua também na inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários, educação sanitária e no apoio à agroindústria familiar.

O trabalho do instituto é fundamental para a manutenção do status sanitário de estado livre de doenças e, ainda, para o avanço nos programas de controle. A conquista mais recente foi a suspensão da necessidade de vacinação contra febre aftosa. A condição foi conquistada e autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após o cumprimento de ações delineadas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa.

O próximo passo é o reconhecimento internacional do status de área livre de febre aftosa sem vacinação para viabilizar o acesso dos produtos mineiros aos mercados internacionais.