Governo de Minas publica edital para obra de pavimentação da MG-415, em Morada Nova de Minas, na região Central

Conteúdo Principal
Submitted by 06365707622 on
Publicado em:
Vista aérea de Morada Nova de Minas - Foto: acervo prefeitura

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou, no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28/12), o edital para licitação das obras de melhoramento e pavimentação na rodovia MG-415, no trecho de Morada Nova de Minas ao entroncamento com a BR-040, com 36,85 km de extensão, na região Central do estado. As obras fazem parte do conjunto de intervenções previstas no Programa de Reparação Socioeconômica da Bacia do Paraopeba.

A licitação número 136/2022, que vai definir a empresa responsável por executar os serviços, tem o valor estimado em R$ 59.668.982,45. A abertura das propostas está agendada para o dia 24/01/23, às 9 horas, na sede do DER-MG, em Belo Horizonte. 

A pavimentação do trecho é uma antiga reivindicação dos municípios de Morada Nova de Minas, Três Marias, Felixlândia, Curvelo e Abaeté. O projeto foi amplamente priorizado na Consulta Popular

Com as obras, a região terá uma conexão mais rápida e segura entre a BR-040, para quem vai sentido a Brasília, além de servir como rota alternativa para quem optar fazer a viagem passando pela MG-060 e BR-352. 

Dessa forma, a  intervenção vai beneficiar o agronegócio da região ao facilitar o escoamento da produção, uma vez que ao longo da via se encontram diversas áreas de irrigação. Da mesma forma, o potencial turístico regional também vai ser impulsionado devido à proximidade com a represa de Três Marias. 

LEIA TAMBÉM


Reparação econômica

A bacia do Rio Paraopeba conta com seis obras rodoviárias cujo valor de investimento pode alcançar até R$ 580 milhões. Além da pavimentação do trecho de Morada Nova, será construída, ainda, a ponte de 200 metros de extensão sobre o Rio Paraopeba, em Papagaios.

Na MG-060, serão pavimentados o trecho Papagaios-Pompéu, com 45 km e o segmento Esmeraldas-São José da Varginha, com 32 km, cujas obras já foram iniciadas em agosto de 2022.  

Projetos 

Já está em fase avançada de elaboração o projeto de Engenharia para asfaltamento de 37 km no trecho Abaeté - Porto São Vicente, da LMG-762. Além disso, também está em elaboração um convênio entre a SEINFRA e a prefeitura de Felixlândia para a execução do projeto de engenharia da obra de asfaltamento de 25 km no Entroncamento na BR-040 - Distrito de São José do Buriti, da AMG-930 - Felixlândia. O objeto do convênio será o repasse de recursos para elaboração do projeto executivo, bem como a delegação de competências para execução do projeto pelo município, em cooperação técnica com o Governo Estadual.

A reparação socioeconômica é uma das frentes do Acordo Judicial, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, que vitimou 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Estão previstos projetos em diversas áreas como agricultura, infraestrutura, mobilidade e educação. O objetivo é fortalecer os serviços públicos nestes municípios, que foram duramente castigados pela tragédia.