Conteúdo Principal

Sonho da propriedade da terra vira realidade para produtores de  Vargem Grande e Indaiabira

Submitted by 79025528600 on
Depois de mais de uma década de espera, agricultores familiares recebem o documento que assegura serem os donos da terra onde vivem e trabalham
Publicado em:
As entregas fazem parte da maior distribuição de títulos já realizada na região

Depois da entrega ontem (14/10) de mais de mil títulos de propriedade da terra nos municípios de Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso, na região de Alto Rio Pardo, Norte de Minas, hoje (15/10)  foi a vez de os produtores rurais de Vargem Grande e Indaiabira receberem os títulos de propriedade do terreno  onde vivem, trabalham e sustentam suas famílias. As entregas realizadas pelo  Governo de Minas, por meio da Secretaria de  Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), fazem parte da maior distribuição de títulos já realizada na região.

Em Vargem Grande, foram  concedidos 172 títulos e em Indaiabira, 96.  As entregas prosseguem até amanhã,  com a concessão de 67 títulos em Santo Antônio do Retiro; 72 em Mato Verde; 109 em Rubelita; 76 em Montezuma; e 44 em Padre Carvalho. No total, serão entregues nesta semana, na região, 2.124  títulos, representando um passo  decisivo para a dignidade e o desenvolvimento rural no Alto Rio Pardo.

Imagem
As entregas fazem parte da maior distribuição de títulos já realizada na região

 

A iniciativa faz parte do Programa de Regularização Fundiária Rural, uma das principais ações do Governo de Minas. O título de propriedade da terra,  além de garantir ao produtor rural segurança jurídica, viabiliza a ele o acesso a diversas políticas públicas como o crédito rural. A possibilidade de terem empréstimos junto a instituições financeiras, por exemplo, abre caminhos para investimentos na propriedade e expansão das atividades produtivas, com a geração de emprego e aumento da renda familiar.  O documento facilita também os processos de aposentadoria dos produtores.

Imagem
As entregas fazem parte da maior distribuição de títulos já realizada na região

 

Os produtores  dessas nove cidades poderiam ter recebido o documento 14 anos atrás, mas, em razão de uma investigação de apropriação indevida de terras públicas, o processo de regularização foi interrompido, em 2011, em Alto Rio Pardo. Dois acordos assinados pelo Governo de Minas, um  com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e outro com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, garantiram a retomada do Programa de Regularização Fundiária na região.

 

Jornalista responsável: Márcia Queiroz

Fotos: Diego Vargas/Seapa

Compartilhe via: