Minduri retoma o Concurso de Produtividade de Milho
Termina no dia 31 de janeiro o prazo para as inscrições no Concurso Municipal de Produtividade e Sustentabilidade de Milho Antônio Tadeu Silva, em Minduri, na região do Campo das Vertentes. Os produtores interessados devem procurar o escritório local da Emater-MG, responsável pela organização do concurso em parceria com a prefeitura. Esta edição foca na sustentabilidade, premiando produtores que adotam práticas como plantio direto, rotação de culturas, conservação do solo e da água.
O ano de 2026 marca a retomada da competição após 17 anos. Para a extensionista da Emater-MG em Minduri, Amanda Figueiredo Guedes, chamar a atenção para a sustentabilidade é valorizar práticas produtivas alinhadas à preservação da natureza. Ela destaca, também, que o concurso reforça a importância econômica do milho: “Queremos destacar o milho como um alimento versátil, presente na produção animal e vegetal, na gastronomia e no artesanato.”
No quesito produtividade, a análise será com base em uma área cultivada de um hectare para agricultores familiares e de dois hectares para agricultores não familiares. A avaliação ficará a cargo da Emater-MG. Os três primeiros colocados receberão troféus, certificados e produtos agrícolas. Amanda Guedes destaca a proposta de realizar um dia de campo com as cultivares classificadas no concurso, visando aprimorar e melhorar cada vez mais a produção do município.
A divulgação do resultado do concurso será durante a Feira Agropecuária e Tecnológica de Minduri, Agrotec, em maio deste ano.
Serviço:
Onde se inscrever: Escritório da Emater-MG em Minduri
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, S/N, Centro
Telefones: (35) 99129-0076 - (35) 99208-0290
E-mail: minduri@emater.mg.gov.br
Jornalista responsável: Sebastião Avelar - Ascom Emater-MG
Foto: Divulgação Emater-MG