Conteúdo Principal

Seapa inicia coleta de dados para o Anuário 2025 da cachaça

Submitted by 79025528600 on
Qualquer pessoa pode participar por meio de totens disponibilizados na Expocachaça ou respondendo um questionário disponibilizado no site da Seapa até 10 de outubro
Publicado em:
O está disponível no site da Seapa até 10 de outubro de 2025 

Um novo estudo sobre a realidade da cadeia produtiva da cachaça em Minas servirá de base para o aperfeiçoamento de políticas públicas e ações para o setor. A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) começou a coletar dados junto a produtores para a construção do segundo “Diagnóstico do Perfil dos Empreendimentos de Cachaça de Alambique de Minas Gerais”, que será lançado em 2026.

O início da coleta de informações foi anunciado, na quinta-feira (7/08), pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, durante a abertura da 34ª Expocachaça.

“O setor de  produção de cachaça tem hoje em torno de 87% de informalidade. Com o estudo, podemos conhecer os gargalos e trazer esses produtores para formalizar os seus alambiques junto à Secretaria da Agricultura e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)”, destacou  Thales Fernandes.

Pequenos produtores são maioria

A primeira edição do Diagnóstico, lançada em 2024, revelou números que reforçam a relevância socioeconômica da cachaça mineira. Segundo o estudo, 79,2% dos empreendimentos contratam mão de obra, evidenciando a importância do setor para a geração de emprego e renda.     O trabalho mostrou , ainda, que a produção é realizada predominantemente pelos pequenos produtores, sendo que 93% das propriedades possuem menos de 20 hectares. Eles controlam todo o processo, desde o plantio da cana-de-açúcar (feito por 82% deles) até o envasamento e a comercialização.

“O estudo colhe  dados relativos à produção, agroindústria da cachaça, comercialização, tributação, mão-de-obra e plantio de cana. É bem completo para conseguirmos entender a cadeia como um todo e formar um banco de dados para o investimento em políticas públicas que conversem com a realidade”, destacou a diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Sandra Regina Carvalho dos Santos. 

 O formulário pode ser acessado neste link  e está disponível no site da Seapa até 10 de outubro de 2025.  

Estande da Seapa na Expocachaça 

A Expocachaça conta com a parceria da Seapa, que mantém no evento um estande onde visitantes podem obter informações sobre projetos e ações Secretaria e suas vinculadas – Emater, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Uma equipe técnica do Sistema Agricultura estará de plantão  no estande até sábado (9/07),  para auxiliar produtores a responderem o questionário, por meio de um QR Code disponibilizado em totens.

“Nossa intenção é aproveitar o evento para conversar com os produtores e pedir a colaboração deles para o preenchimento do formulário”, afirma Sandra Regina. O trabalho  tem o apoio de  entidades representativas, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Câmara Setorial da Cachaça, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Nacional dos Produtores e Agrindústrias da Cachaça de Qualidade (ANPAQ), além dos orgãos vinculados à Seapa - Emater-MG, Epamig e o IMA. 

 

Jornalista responsável: Márcia Queiroz

Foto: Diego Vargas/Seapa
 

Tags

Compartilhe via: