Emater-MG e ALMG renovam parceria para realização da Feira da Agricultura Familiar em BH

Os clientes cativos da Feira da Agricultura Familiar, realizada mensalmente pela Emater-MG na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, já podem comemorar. Nesta quinta-feira (8/5) foi renovado o acordo entre as duas instituições, garantindo a realização do evento por mais dois anos.
A parceria entre a Emater-MG e a ALMG começou em 2018. Desde então, foram realizadas 30 feiras na sede do poder legislativo, abertas ao público. Mais de 100 agricultores familiares e artesãos estiveram presentes, num esquema de rodízio, para comercializar seus produtos. Segundo a Emater-MG, 86 municípios já foram representados nas feiras.
Em maio de 2023, foi assinado o primeiro acordo de cooperação para que a feira tivesse periodicidade mensal. Até então, ela era promovida semestralmente e em datas especiais.
Para o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, os benefícios para o agricultor vão além da comercialização feita nos dias de feira. “Na Assembleia, é feita a venda direta. Mas, muitas vezes, os clientes fidelizam e procuram o produtor em outras ocasiões, fazem encomendas e a divulgação. Então é uma vitrine que abre portas para os agricultores”, afirmou.
O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, também destacou a importância de oferecer o espaço para a organização da feira. “Na Assembleia circulam, por dia, uma média de seis mil pessoas, de todo o estado. Não há dúvida de que é uma grande vitrine para os pequenos produtores. A nossa intenção é expandir essa parceria para atendermos mais produtores e mais cidades”, disse.
A Feira da Agricultura Familiar é realizada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira na primeira quinta-feira de cada mês (exceto feriados). A cada edição, cerca de 25 barracas são montadas para comercialização de doces, queijos, quitandas, café, hortaliças, frutas, cachaça, geleias, temperos, artesanato, mel, plantas ornamentais e outros produtos típicos da agricultura familiar.
Segundo a Emater-MG, a cada edição o valor comercializado gira em torno de R$ 25 mil. Mas este número pode dobrar dependendo da época do ano.
A produtora Conceição de Jesus Lara, no município de Piedade dos Gerais, vende café orgânico na feira da Assembleia e conta que já tem clientes garantidos. “Aqui na feira, o cliente vem e compra o café. Se gostou, depois ele manda mensagem e pergunta quando a gente volta. Diz que está com saudade do café”, afirmou a agricultora.
Assessoria de Comunicação - Emater-MG
Jornalista responsável: Marcelo Varella
Fotos: Divulgação Emater-MG