Solicitar certificação de azeite, cadeia de custódia, carne bovina, frutas, hortaliças, leite, mel, frango caipira, ovo caipira, produtos sem agrotóxicos - SAT

Conteúdo Principal

O que é?

A certificação atesta que os produtos foram produzidos por meio da adoção de boas práticas agrícolas, com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Etapas, custos e documentos

1
Conhecer as normas do Certifica Minas

O produtor deve conhecer as normas do processo de certificação do Programa Certifica Minas, específicas para cada produto a ser certificado. 

Documentação

Normas Certifica Minas.

2
Solicitar a certificação

A certificação pode ser solicitada de maneira física ou digital.

Formato digital: O interessado deve acessar imadigital.mg.gov.br - Processos selecionar a opção Certificação de  Produtos >  preencher os dados, anexar os documentos solicitados e seguir os passos indicados pelo sistema.  Essa opção, permite iniciar e finalizar todas as etapas do processo de certificação de maneira virtual. 

Formato físico: O interessado deve preencher e enviar,  por e-mail, o requerimento de certificação e os documentos listados no formulário.

Documentação

Formulário Requerimento Certificação - Certifica Minas específico para cada produto

Canais de prestação
3
Assinar contrato

Num prazo de 30 dias, a Gerência de Certificação do IMA fará a análise e a avaliação dos documentos. Caso haja viabilidade, o interessado recebe o contrato de certificação por e-mail e estando de acordo deve assinar e devolver à Gerência de Certificação por e-mail.

Documentação

Contrato de Certificação

Canais de prestação
4
Assinar proposta de serviço

O produtor interessado recebe a proposta de serviço por e-mail com as informações sobre a auditoria a ser realizada (data, duração e componentes da equipe auditora). Deve assinar a proposta e devolver por e-mail.

 

Documentação

Proposta de serviço/plano de auditoria

Canais de prestação
5
Pagar taxa

O interessado recebe o Documento de Arrecadação Estadual - DAE para pagamento da taxa.
Para agricultura familiar com DAP ativa o serviço é gratuito. 

Documentação

Documento de Arrecadação Estadual

6
Acompanhar a auditoria

O interessado deve receber o auditor do IMA que irá constatar o cumprimento das normas de certificação.  Na propriedade, realizará constatações visuais, entrevistas, coleta de amostas para análise laboratorial e checagem de registros (documentos, notas fiscais, recibos, anotações, etc) referentes a todas as etapas do processo produtivo.

Após cumpridos todos requisitos, não havendo inconformidades ou sendo feitas as ações corretivas, o produtor recebe o Certificado de Conformidade e a autorização para uso do selo de certificação.

Documentação

Certificado de Conformidade
Formulário Autorização para Uso de Selo 

Canais de prestação
Presencial

Na propriedade solicitante da certificação

Quanto tempo leva?

60 a 180 dias.

Quem pode utilizar este serviço?

Produtores rurais, associações e cooperativas de produtores rurais do estado de Minas Gerais.

Arquivos

Dúvidas frequentes

  • O que é o Certifica Minas? É o programa oficial de certificação do Governo de Minas Gerais que visa dar maior competitividade e qualidade aos produtos mineiros, através da sustentabilidade dos processos produtivos.
  • A certificação é gratuita?  É  gratuita para produtores familiares que apresentam Documento de Aptidão ao Pronaf ativo. Para produtores não familiares os custos são específicos para cada tipo de certificação.  
  • A certificação é obrigatória? Não, é voluntária.
  • Certificar é garantia de exportação? Não. A certificação é um facilitador.
  • Posso interromper o processo de certificação em qualquer etapa? Existem procedimentos específicos, sobre direitos e deveres, mas o processo é voluntário e o produtor pode desistir a qualquer momento. 
  •  O que é auditoria? É um processo sistemático, independente e documentado para obter evidências do cumprimento dos requisitos da certificação. Os auditores do IMA avaliam visualmente, documentalmente e por entrevista, se os produtores estão cumprindo os requisitos específicos da certificação.
  • Quanto tempo dura uma auditoria? Em média a auditoria dura 8 horas.
  • O que é uma não conformidade? Não conformidade é um desvio, um não cumprimento integral de uma dada norma.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: