Você está aqui:

Declarar vacinação de bovinos e bubalinos contra brucelose

Atualizado em 08/04/2021 às 18:34

O que é

Declaração por parte do produtor rural da vacinação de fêmeas, bovinas e bubalinas, contra brucelose. 

Quem pode utilizar este serviço?

Produtor rural com fêmeas bovinas e bubalinas.

Órgão responsável

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Etapas para realização deste serviço

1
Declarar a vacinação.

Entregar ao IMA o atestado de vacinação contra brucelose emitido por médico veterinário cadastrado para vacinação contra brucelose em Minas Gerais.  

Documentação

• Atestado de vacinação contra brucelose emitido por médico veterinário cadastrado para vacinação contra brucelose em Minas Gerais. 
• Informações da nota fiscal de aquisição da vacina.

Canais de Prestação

Presencial

Na Unidade listada abaixo que atenda ao município em que a propriedade esteja localizada.

Email

Pelo e-mail da Unidade listada abaixo que atenda ao município em que a propriedade esteja localizada.
2
Receber comprovante da declaração

O IMA analisa os dados constantes no atestado, que deve estar totalmente preenchido, sem rasuras, com letra legível, compatível ao rebanho existente e ao número de doses de vacinas adquiridas. Após o lançamento da vacinação no Sidagro, o produtor recebe  o comprovante da declaração de vacinação contra brucelose.

Canais de Prestação

Presencial

Na Unidade listada abaixo que atenda ao município em que a propriedade esteja localizada.

Email

Pelo e-mail da Unidade listada abaixo que atenda ao município em que a propriedade esteja localizada.

Quanto tempo leva?

5 dias

Outras informações

Em caso de acidente na aplicação da vacina contra brucelose, há risco de infecção do ser humano. Portanto, essa vacinação somente pode ser realizada sob a responsabilidade de um médico veterinário cadastrado, com o uso de equipamentos de proteção individual.

Dúvidas frequentes

Com qual idade as bezerras devem ser vacinadas? Todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 a 8 meses de idade devem ser vacinadas contra brucelose.  
De quanto em quanto tempo o produtor deve vacinar contra brucelose? O produtor deve vacinar suas fêmeas contra brucelose pelo menos uma vez a cada semestre, de forma que todas as bezerras entre 3 e 8 meses de idade sejam vacinadas. 
• Qual o prazo para comprovação da vacinação contra brucelose? A comprovação da vacinação contra brucelose ao IMA deve ser feita tão logo a mesma seja realizada, pelo menos uma vez a cada semestre. O prazo para comprovação da vacinação vai até dez dias após o encerramento do 1º e 2º semestres (até os dias 10 de julho e 10 de janeiro, respectivamente).  
Quem pode realizar a vacinação? Médicos veterinários cadastrados para vacinação contra brucelose em Minas Gerais ou vacinador sob a responsabilidade desse profissional. 

Unidades onde o serviço é prestado