Declarar vacinação de bovinos e bubalinos contra brucelose

Atualizado em 23/08/2019 às 13:52

Declaração por parte do produtor rural da vacinação de fêmeas, bovinas e bubalinas, contra brucelose.

Produtor rural com fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade.

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Declarar a vacinação.

Entregar ao IMA o atestado de vacinação contra brucelose emitido por médico veterinário cadastrado no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT.

Atestado vacinação emitido por médico veterinário cadastrado de acordo com modelo recomendado pelo PNCEBT.

Escritório Seccional do IMA que atenda ao município onde a propriedade está localizada.

Cerca de 30 minutos.

Poderão realizar as vacinações contra brucelose somente  os médicos veterinários cadastrados no PNCEBT/MG.
Atenção: as vacinas contra brucelose são vacinas vivas atenuadas. Acidentes vacinais representam um potencial risco de infecção ao ser humano.

Dúvidas frequentes

• De quanto em quanto tempo devo declarar a vacinação contra brucelose de minhas bezerras? É obrigação do produtor rural realizar a declaração da vacinação das bezerras a cada semestre do ano. A apresentação do atestado de vacinação, emitido pelo médico veterinário que a realizou, deverá ser feita até o dia 10 de julho (para a etapa do 1º semestre) e até 10 de janeiro (para a etapa do 2º semestre).
  • Que animais devem ser vacinados? Todas as fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade, com a vacina contra brucelose - amostra B19.
  • Quem pode realizar a vacinação? Médicos veterinários cadastrados ou vacinador sob a responsabilidade desse profissional.