Reparação Brumadinho: Autorizado o início do estudo para conclusão das obras e equipagem do Hospital Municipal de Juatuba, paralisadas desde 2015

Hospital de Juatuba

Foto: Divulgação Vale

O Governo de Minas e as Instituições de Justiça compromitentes do Acordo de Reparação autorizaram o início do estudo para viabilidade da obra de conclusão do Hospital de Juatuba. A retomada da iniciativa é uma importante conquista para a população de Juatuba e da região e representa um avanço na área da saúde pública.

Localizado às margens da BR-262, altura do Km 374, Fazenda São Conrado, o imóvel construído parcialmente teve as obras interrompidas em 2015. Por esta razão, a fase A do projeto vai abranger estudos estruturais, elaboração de plano de necessidades e de projetos de engenharia e arquitetura.

O prefeito do município, Antônio Adônis Pereira, explica quais são as expectativas para a unidade de saúde. "Estamos entusiasmados com a aprovação da Fase A deste projeto de conclusão e equipagem do Hospital de Juatuba, um marco para melhorar a saúde da nossa comunidade. Nossa meta é estabelecer um centro de referência regional, diminuindo a dependência de Belo Horizonte e garantindo melhores condições de saúde pública para todos os municípios envolvidos”, diz.

A previsão para conclusão da primeira fase é de nove meses. O valor estimando é de R$ 1,16 milhão. A execução vai ser realizada pela Vale. Os resultados obtidos neste trabalho inicial, sobretudo a avaliação estrutural, são fundamentais para a definição da viabilidade de executar a obra em si, nas fases subsequentes do projeto.

A expectativa é que o hospital, que vai ser incorporado ao Sistema único de Saúde (SUS), seja classificado como um estabelecimento de saúde de natureza geral, abrangendo diversas especialidades médicas. O principal objetivo será proporcionar o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias de média e alta complexidade; além de oferecer serviços de atendimento médico hospitalar e ambulatorial; pronto-socorro regional; realização de exames diversos; bem como incentivar o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.

Este projeto de reparação compõe as iniciativas para fortalecimento dos serviços públicos na Bacia do Paraopeba e foi definido após a Consulta Popular. Juatuba é um dos 26 municípios atingidos pelo rompimento da Vale em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Os projetos de reparação socioeconômica são acompanhados pela auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV) sob fiscalização dos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais –.