Uai Wine tem curadoria técnica da Epamig

O 1º Festival de Vinhos Mineiros – Uai Wine – acontece nesta semana em Belo Horizonte, com curadoria técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), responsável pela adaptação da tecnologia de dupla poda da videira, que vem permitindo a produção de vinhos finos de inverno nas regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil.
A prática da colheita de inverno começou a ser testada no início dos anos 2000, pela Epamig e produtores parceiros. A tecnologia validada consiste na realização de duas podas anuais, possibilitando que o período de maturação e de colheita das uvas aconteça no inverno, época com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica.
“O mérito está nisso. Até então, ninguém havia ousado induzir um segundo ciclo de produção de uma variedade Vitis vinifera para elaboração de vinhos finos durante o outono-inverno”, relembra a pesquisadora da Epamig, Cláudia Souza.
Os primeiros vinhos obtidos pela técnica chegaram ao mercado no início da década de 2010 e logo conquistaram espaço no circuito gastronômico e premiações nacionais e internacionais. Atualmente, a prática tem se expandido entre regiões que possuem características semelhantes, amplitude térmica, altitude e pouca precipitação no inverno.
Programação
A programação do Uai Wine começa nesta quinta-feira (28/8) e segue até domingo (31/8), com a integração de aspectos técnicos, culturais e gastronômicos. Na quinta (28) e na sexta-feira (29), de 9h às 18h, a programação será voltada para profissionais, com a realização de palestras, painéis e rodadas de negócios. Em ambos os dias, a partir das 18h, e também no sábado e no domingo, as atividades serão nos jardins do Palácio e abertas ao público em geral.
No dia 28, às 9h50, um painel técnico vai discutir “Vinhos Mineiros”, a partir de três eixos: “Introdução ao Cenário Vitícola Mineiro”, com Jaqueline Santos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); “Os títulos dos vinhos e suas histórias”, por Vani Fonseca (Senar Minas); e “O vinho além da taça: Turismo e vivencias”, tema de Cristiane Rota, enóloga da Epamig.
“O objetivo é traçar um panorama do enoturismo brasileiro com enfoque para o crescimento da atividade em Minas e aos projetos lançados pelo Governo do Estado. Vamos mostrar o enoturismo como uma atividade de valorização do território, da cultura, da identidade e da originalidade do vinho mineiro”, afirma.
Cristiane também participará do painel “Enoturismo em Minas”, na sexta-feira (29), às 11h. “A temática será o serviço do vinho, trazendo alguns mitos e verdades sobre os protocolos. Vamos focar no que é indispensável para transformar a experiência da degustação de vinhos em uma vivência sensorial inesquecível”, explica.
A enóloga da Epamig Angélica Bender vai ministrar duas palestras: "Entendendo os rótulos dos vinhos", na quinta-feira, às 11h. “Vamos esclarecer as diferentes classificações da bebida, com o objetivo desmistificar ao público as informações contidas nos rótulos e auxiliar os consumidores no momento da escolha de um vinho”, conta.
No dia 29, sexta-feira, às 9h, o tema será "A história do vinho mineiro", que traça o panorama da produção de uvas e vinhos em Minas Gerais e destaca a revolução da tecnologia da dupla poda para a vitivinicultura no Estado e no País.
Festival Uai Wine
O Festival Uai Wine é uma realização da TV Sim Brasil e da Plataforma Cultural TV Sim, com apresentação da Cemig e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Mais informações: https://festivaluaiwine.com.br
Jornalista responsável: Mariana Vilela Penaforte de Assis - Ascom/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig