Conteúdo Principal

1º Simpósio Latino-americano de Óleos Essenciais conta com a participação da Epamig 

Submitted by 79025528600 on
Viçosa sedia o evento entre 20 e 22 de agosto
Publicado em:
Serão abordados temas como temas como cultivo de plantas aromáticas, extração dos óleos e inovação tecnológica

O 1° Simpósio Latino-americano de Óleos Essenciais (SILOE), que será realizado entre os dias 20 e 22 de agosto, em Viçosa conta com a presença da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) na sua organização, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a RedesFito/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nesta primeira edição do evento, será abordado o tema “Do campo ao mercado: Essências para Inovação e sustentabilidade”. O Simpósio é direcionado a pesquisadores, professores, estudantes, produtores, empresários, representantes de órgãos reguladores, promotores de políticas públicas e demais interessados.

A programação conta com mesas redondas, palestras e minicursos, abordando temas como cultivo de plantas aromáticas, extração dos óleos, regulamentação, inovação tecnológica, mercado e sustentabilidade. Além disso, haverá sessões de apresentação de resumos científicos em pôsteres e de forma oral.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://siloe.ufv.br/, no qual é possível consultar a programação.

Mercado em expansão

O comércio internacional de óleos essenciais ultrapassa US$ 10 bilhões, com tendência crescente nos EUA, China, Índia, França e Brasil. O mercado está em plena expansão impulsionado pela demanda por produtos naturais de qualidade e pela participação crescente da agricultura familiar.

Extraídos de plantas aromáticas, os óleos essenciais têm usos diversos, na agropecuária, nas indústrias cosmética e farmacêutica e na aromaterapia. A pesquisadora da Epamig Andreia Fonseca, integrante da Comissão Organizadora do Simpósio, destaca que pesquisas interinstitucionais têm avaliado a aplicabilidade e os variados usos destes óleos, além da interação e troca de sabores com agricultores familiares.

“Temos desenvolvido projetos em parceria UFV, Epamig, Fiocruz, Funed, Unicamp, UFMG, dentre outras instituições visando o uso dos óleos essenciais na agricultura, na pecuária e na saúde, e temos tido resultados promissores”, afirma.

A diversidade da flora brasileira com plantas nativas (como: Pau-rosa, Erva-baleeira, Pimenta-rosa) e exóticas adaptadas (citrus, por exemplo) é bastante propícia para a obtenção de óleos essenciais. O professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV João Paulo Viana Leite, que integra a Comissão Organizadora do SILOE, cita o exemplo da erva baleeira:

“O óleo essencial da erva baleeira (Varronia curassavica), compõe a formulação de um produto fitoterápico anti-inflamatório. A planta também tem sido cultivada em áreas de café para promoção do controle biológico conservativo, em função dos compostos voláteis presentes no óleo”.

A Comissão Organizadora do SILOE conta ainda com os professores da UFV Maira Christina Marques Fonseca (Departamento de Agronomia), Moysés Naves de Moraes (Departamento de Tecnologia de Alimentos), Patrícia Fontes Pinheiro (Departamento de Química) e com os pesquisadores da RedesFito/ Fiocruz/ Farmanguinhos, Jefferson Pereira Caldas dos Santos e Luana Antônio de Oliveira dos Santos. 

Simpósio Latino-americano de Óleos Essenciais (SILOE)

Data: 20 a 22 de agosto

Local: Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Agronomia - Avenida da Agronomia - Campus Universitário - Viçosa - MG

Inscrições e informações: https://siloe.ufv.br/ 

 

Jornalista responsável: Mariana Vilela Penaforte de Assis

Foto: Juliana Oliveira/Epamig

 

Tags

Compartilhe via: