Epamig ITAP promove treinamento sobre uso de drones para técnicos do IMA

O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), recebeu, em agosto, fiscais e funcionários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para um treinamento sobre o uso de drones na fiscalização agropecuária.
Realizado em duas etapas, nos dias 5 e 6 e 12 e 13 de agosto, o curso reuniu teoria e prática e capacitou cerca de 80 profissionais que atuam diretamente na fiscalização em diferentes regiões de Minas Gerais.
As atividades foram planejadas em conjunto com o IMA para atender às demandas específicas da instituição quanto ao uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). Os professores e pesquisadores da Epamig/ITAP Thiago Furtado, Charles Cardoso e Reginaldo Miranda conduziram o treinamento, compartilhando experiências em tecnologia aplicada ao agro e capacitação técnica.
“Foram dias intensos, de muito conhecimento e desafios. Na parte teórica, abordamos temas como legislação vigente, segurança operacional, registros das aeronaves e cadastro dos pilotos. Já na parte prática, os participantes configuraram o controle e os sistemas embarcados, explorando sensores de colisão, modos de voo e funções inteligentes para acompanhamento de pessoas, veículos e objetos em movimento”, destacou Thiago Furtado.
O pesquisador ressaltou também que os exercícios práticos permitiram simulações de situações reais, como voos livres, alteração do ponto de retorno automático e uso do alarme de localização da aeronave. “Essa combinação de teoria e prática possibilitou o desenvolvimento de competências técnicas de operação e a compreensão da legislação e das aplicações de ARP em fiscalizações”, acrescentou.
Drones na fiscalização agropecuária
O uso de drones amplia a capacidade de monitoramento e proporciona maior precisão às inspeções. Entre as aplicações, estão o acompanhamento de grandes áreas, a identificação de irregularidades em tempo real, o monitoramento de rebanhos, a verificação do cumprimento de normas ambientais e sanitárias e até a detecção de focos de pragas ou falhas de manejo.
Para os participantes, o curso acrescenta diretamente na atuação em campo.
“O treinamento vai contribuir para que a fiscalização seja mais assertiva, permitindo identificar situações adversas em locais de difícil acesso. Agradeço à Epamig/ITAP pela parceria e por disponibilizar essa capacitação”, afirmou João Vitor, fiscal agropecuário e médico-veterinário do IMA.
Buscando ampliar a difusão do conhecimento, os professores e pesquisadores da Epamig/ITAP planejam novas iniciativas de treinamento.
“Nosso trabalho continua. Estamos em tratativas com outros órgãos estaduais para oferecer novas edições do curso. A ideia é desenvolver formações mais personalizadas, com foco em aplicações específicas do uso de ARP no contexto de cada instituição parceira”, enfatizou Thiago.
Jornalista responsável: Mila Cristian - Ascom/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig