Qualidade do leite é tema de seminário promovido pela Epamig

Um dia voltado à troca de conhecimentos para produtores rurais, estudantes e profissionais do setor laticinista. Esta é a proposta do Qualileite, seminário promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig/ ILCT), nesta sexta-feira (8/8), que vai abordar temas relacionados à qualidade do leite. O evento acontece no auditório do ILCT, em Juiz de Fora-MG, e terá início às 7h30.
Em sua primeira edição, o Qualileite vai reforçar as boas práticas agropecuárias que fazem a diferença na qualidade dos produtos derivados do leite. “Cientes de que a qualidade do leite é essencial tanto para a segurança do consumo quanto para o resultado final dos produtos, pensamos em realizar um evento voltado à saúde do rebanho e às boas práticas agropecuárias. Algumas ações contribuem para o bem-estar animal, que está diretamente ligado à qualidade do produto, além de gerar mais lucro ao produtor”, destacou Nadine Rodrigues, médica-veterinária bolsista da Epamig/ILCT e uma das idealizadoras do Qualileite.
“O evento está rico em palestras de profissionais que são referência nas áreas de saúde da glândula mamária, nutrição, cria e recria de bezerros, além de contar com empresas importantes do setor”, completou.
Dentre a programação, a palestra “Boas Práticas e Qualidade do Queijo Minas Artesanal", ministrada pelo pesquisador da Epamig José Antônio Lafetá, irá abrir o evento, sendo realizada das 8h às 8h50. Na ocasião, serão difundidos conhecimentos sobre a influência da qualidade do leite na produção do queijo Minas Artesanal.
Outros temas, como dietas de vacas leiteiras, boas práticas de produção e o impacto no lucro, ordenhabilidade, refrigeração do leite, saúde das glândulas mamárias, manejo e nutrição, também serão abordados por pesquisadores da Epamig e profissionais de instituições e empresas parceiras.
“Todos os fatores abordados afetam tanto o produtor artesanal quanto as indústrias de laticínios. Queremos reforçar que uma matéria-prima de baixa qualidade não resulta em um produto final seguro e de excelência”, ressaltou José Antônio Lafetá.
“Esperamos um bom engajamento, já que a proposta é discutir o tema não apenas com acadêmicos, mas também com produtores que vivenciam diariamente a criação, o manejo e a produção”, complementou.
Como participar
O Qualileite 2025 é gratuito, mediante retirada de ingressos. No dia do evento, o credenciamento será realizado das 7h30 às 7h50. Mais informações e a programação completa das palestras estão disponíveis neste link.
Serviço:
Qualileite 2025
Quando: 8 de agosto de 2025
Onde: R. Ten. Luís de Freitas, 116 - Santa Terezinha, Juiz de Fora - MG
Horário: de 7h30 às 16h30
Jornalista responsável: Mila Cristian - Ascom/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig