Reforma de veículo fortalece estrutura de pesquisa da Epamig

O carro que ajuda a levar ciência ao campo ganhou uma repaginada! Graças à união de forças entre cooperativas e instituições ( Sistema da Região do Cerrado Mineiro - Carpec, Carmocer, Coopadap, Coocacer Araguari, Expocacer e MonteCCer —, bem como a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e a Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro - Fundaccer) do Cerrado Mineiro, o veículo da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) usado no projeto das Unidades Demonstrativas de Variedades do Café Arábica foi totalmente reformado — e agora está pronto para continuar impulsionando a pesquisa cafeeira em Minas.
A revitalização da caminhonete “Mitsubishi L200” visa possibilitar à equipe de pesquisadores da Epamig, lotados no município de Patrocínio-MG, a realizarem visitas às unidades experimentais do projeto, instaladas no Cerrado Mineiro.
“O projeto da Epamig é de extrema importância para as regiões cafeeiras, pois fornece informações confiáveis aos cafeicultores e auxilia na tomada de decisão sobre qual material genético deve ser utilizado nas propriedades”, ressaltou Gustavo Guimarães, superintendente da Fundaccer.
O fortalecimento da parceria entre as instituições visa, também, impulsionar novos ciclos de introdução de materiais genéticos de café arábica desenvolvidos pela Epamig. Essa iniciativa busca identificar opções mais adaptadas às condições climáticas e produtivas do Cerrado Mineiro, otimizando a escolha dos produtores.
“Junto das instituições do Sistema da Região do Cerrado Mineiro, atuamos na reforma da caminhonete para que sejam realizados os devidos acompanhamentos das unidades experimentais já instaladas e aquelas que ainda serão implementadas em 2026 e 2028”, complementou Gustavo.
Execução e perspectivas do projeto
O projeto Unidades Demonstrativas de Variedades do Café Arábica é conduzido pela Epamigem parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Café.
As atvidades de pesquisa visam avaliar o desempenho de novas cultivares de café, com foco em produtividade, resistência a pragas e doenças, e qualidade da bebida.
“Iniciamos, neste ano, a validação de cultivares com sete experimentos instalados no Cerrado Mineiro. A ideia é utilizar a caminhonete para levar a difusão de conhecimentos e seguir contribuindo com o desenvolvimento da cafeicultura. Antes, tínhamos a limitação do veículo, por isso esse apoio se torna fundamental”, destaca Gladyston Carvalho, pesquisador da Epamig.
Todas as regiões cafeeiras do estado são atendidas pelo projeto que busca acompanhar a resposta das cultivares em cada uma delas. A partir dos resultados, os produtores são auxiliados para que sejam escolhidos os materiais que apresentam melhor adaptação à sua região e ao seu sistema produtivo.
“O projeto é dinâmico, pois sempre temos novas cultivares sendo registradas. Vamos nos atualizando e gerando novas informações para os produtores", destaca Gladyston Carvalho, ao ressaltar que o projeto já conta com um planejamento de ações até 2034.
Assessoria de Comunicação - Epamig
Jornalista Responsável: Mila Cristian
Imagem: Acervo pessoal