Encontro promovido pela Emater-MG vai discutir soluções práticas para desafios da agroindústria legalizada

O 8º Fórum Estadual Agroindústria Legal será realizado, nesta quinta-feira (16/10), em Uberaba, vai discutir os principais gargalos no processo de regularização da agroindústria de pequeno porte. O evento começa às 12:30 horas, no Salão Nobre da sede da ABCZ, e faz parte da programação da 3ª Expoleite.
“É fundamental buscarmos soluções que tornem esse processo mais ágil e acessível. A regularização não apenas garante segurança e qualidade, mas impulsiona o desenvolvimento econômico local, ao permitir que o produtor amplie mercados, agregue valor e fortaleça a geração de renda no meio rural”, destaca a coordenadora técnica estadual de agroindústria, Suzana Kanadani Campos, .
A expectativa é reunir mais de 150 participantes, entre produtores rurais, técnicos, lideranças regionais e parceiros institucionais. Nesta edição, os painéis e palestras visam aprofundar discussões essenciais para o fortalecimento das agroindústrias, a comercialização,a sustentabilidade e a inovação tecnológica, além da apresentação de casos de sucessos.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link ou no local.
O evento é realizado pela Emater-MG em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, ABCZ, Sicredi, IMA, (Instituto Mineiro de Agropecuária) Prefeitura de Uberaba, Consórcio Convale, Aprobov ( Associação dos Produtores Familiares da Região da Boa Vista ) e Horvagra.
O gerente Regional da Emater-MG, Diego Cesar Veloso Rezende, explica que o fórum tem papel importante na integração das políticas públicas com a realidade dos empreendedores rurais, oferecendo informações e caminhos para a formalização, ampliação da produção e acesso a novos mercados. “Para o Triângulo Mineiro e para Minas Gerais, o Fórum representa um marco de articulação e estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável, valorizando a produção local e o protagonismo dos agricultores familiares”, destaca.
Trabalhos
No estado, há cerca de 34 mil agroindústrias e apenas 9,8% delas são regularizadas. Suzana Kanadani destaca que este número está aumentando graças aos trabalhos realizados pelo Estado, pela Emater-MG e pela dedicação dos produtores.
A falta de crédito e a burocracia para a regularização da agroindústria são os principais desafios enfrentados pelos produtores, segundo diagnóstico quantitativo realizado pela Emater-MG com 320 empreendedores.
Com o objetivo de prosseguir os trabalhos, o 9º Fórum já está com data marcada para dia 30 de outubro, em São Francisco, no norte de Minas Gerais.
Jornalista responsável: Gisele Flor - Ascom/Emater-MG
Foto: Divulgação/Emater-MG