Semana Internacional do Café chega maior em 2025

A 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que acontecerá de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte, chega com crescimento de 50% no tamanho em relação a 2024. Neste ano, um número recorde de 240 expositores irá ocupar 20 mil m² no Expominas, com a previsão de movimentar R$ 150 milhões. São esperadas cerca de 25 mil pessoas, de mais de 40 países, no evento que neste ano terá como tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global.
Os detalhes sobre a feira foram divulgados, nesta quarta-feira (1/10), Dia Internacional do Café, pelo Governo de Minas, o Sistema Faemg Senar, Sebrae Minas e a Espresso Company, organizadores deste evento tradicional no calendário da cafeicultura nacional.
Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, a SIC já se tornou estratégica para a cadeia produtiva nacional do café. "O evento já está bem consolidado como oportunidade negócio, parcerias e vitrine de tendências e tecnologias. Minas é reconhecido com um dos maiores produtores mundiais de café e o nosso desafio é sempre ir além. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA), trabalha para a melhoria da qualidade dos cafés produzidos no estado, conquista de novos mercados, além de difundir tecnologias para uma produção cada vez mais sustentável".

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou o protagonismo mineiro na cafeicultura. "Somos líderes mundiais na produção de um dos grãos mais apreciados do planeta. Com 26 milhões de sacas, Minas Gerais responde por cerca de 47% da produção brasileira e acompanha a transformação do mundo do café, que passa pela união do setor. Nesse movimento, a SIC representa um espaço de diálogo e conexão de toda a cadeia produtiva para que continuemos fortalecendo e valorizando a cafeicultura mineira”.
Na avaliação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o futuro do café será marcado por uma revolução que vai muito além da xícara. “Na Semana Internacional do Café, o Sebrae Minas tem reafirmado seu compromisso com produtores e micro e pequenas empresas, preparando-os para os debates sobre gestão, inovação, origem, além de fortalecer a conexão com o mercado", afirmou.
Plantão Técnico
O Governo está presente na SIC desde a 1ª edição em 2013. No estande institucional, técnicos do Sistema Agricultura estarão de plantão para tirar dúvidas sobre os processos produtivos do café, além de dar informações sobre as políticas públicas e as ações voltadas para o segmento, como o Certifica Minas Café, o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental.
A programação conta ainda com rodadas de negócios, salas de cupping, campeonatos, e o prêmio Coffee of the Year, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos, e Expresso Design, que premia as melhores embalagens de café. No último dia da SIC, o consumidor final poderá participar do evento, aproveitando a oportunidade de se conectar com a cadeia produtiva do café.
Jornalista responsável: Márcia França
Fotos: Divulgação/SIC