Encontro de Produtores do Leite do Campo das Vertentes tem programação definida

O 20º Encontro de Produtores do Leite do Campo das Vertentes terá como foco o tema “Eficiência no Campo, Lucro no Bolso” e já tem programação confirmada. A edição deste ano acontece nos dias 1º e 2 de outubro, no Campo Experimental Risoleta Neves da Epamig, em São João del-Rei (MG).
O evento é promovido em parceria com Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), UFSJ, Embrapa, Sistema Faemg/Senar, SindRural e Prefeitura Municipal de São João del-Rei.
Programação – 1º dia (1/10)
As atividades terão início às 8h30, com momento para inscrição dos participantes, que também pode ser realizada de forma antecipada e gratuita pelo site oficial do evento.
A abertura está marcada para às 10h30. Em seguida, Paulo Machado, criador e diretor da Clínica do Leite, ministra a palestra magna sobre produção e qualidade do leite, redução de custos e facilidades que favorecem o crescimento da atividade.
A partir das 14h15, a programação continua com o “Circuito Mineiro de Inovação”, promovido pela Seapa, que contará com as palestras “Sucessão Familiar: o maior sucesso que a sua propriedade pode ter”, por Eduardo Valias, CEO da Valias Desenvolvimento, e “Apresentação das Soluções Tecnológicas”, conduzida por representantes de startups do setor laticinista. O primeiro dia será encerrado às 17h30.
Programação – 2º dia (2/10)
O segundo dia de atividades começa às 9h15, com painel e debate sobre o tema “É viável produzir leite a pasto?”, conduzido pela professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Janaína Matuscello.
Na sequência, serão realizadas estações de campo sobre: “BRS Capiaçu”, “Capim no Sistema ILPF”, “Controle de brucelose e tuberculose” e “Sistemas de confinamento”, conduzidas por pesquisadores da Epamig e de instituições parceiras.
A pesquisadora da Epamig, Marina Lima, será responsável por conduzir o tema “Capim na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta : do plantio ao pastejo”, ressaltando os benefícios e cuidados necessários na implantação e manejo do sistema.
“É muito importante levar esse tema aos produtores, pois se trata de uma estratégia de baixo carbono que contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, representa uma oportunidade de diversificação da renda, melhoria da qualidade do solo e das pastagens, além de oferecer conforto térmico aos animais, o que, consequentemente, eleva a produção e a qualidade do leite”, ressaltou Marina
“Recentemente aprovamos um projeto na Fapemig para implementar uma área de ILPF no Centro Experimental de São João del-Rei. Assim, planejamos transmitir as perspectivas futuras e demonstrar os próximos passos para a condução da área que será uma referência para os produtores”, completou.
O encerramento do encontro será marcado pela capacitação “Da produção à comercialização: autocontrole da produção, coletas e análises laboratoriais e cálculo de risco”, promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas), das 13h30 às 16h.
Exposição e tecnologia
Durante os dois dias, haverá espaço dedicado a empresas expositoras, que apresentarão insumos, máquinas, soluções em agricultura de precisão e tecnologias voltadas à cadeia produtiva do leite.
Jornalista responsável: Mila Cristian - Ascom/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig