Conteúdo Principal

Programação especial celebra os 90 anos da Epamig ILCT

Submitted by 79025528600 on
Comemoração incluiu Concurso de doce de leite artesanal, formatura da primeira turma do curso superior e discussões sobre inovação
Publicado em:
O Instituto Cândido Tostes é o primeiro e o maior centro de formação de profissionais em laticínios do Brasil

Uma semana de eventos especiais marcou a celebração dos 90 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Juiz de Fora, na última semana.

“O Instituto Cândido Tostes é o primeiro e o maior centro de formação de profissionais em laticínios do Brasil. Ontem, quinta-feira, tivemos a honra de conferir grau à primeira turma do curso Superior de Tecnologia em Laticínios, em uma cerimônia emocionante. Acredito, verdadeiramente, que a educação é o que muda o país”, destacou a diretora-presidente da Epamig, Nilda Ferreira Soares. 

Nesta sexta-feira, 5 de dezembro, uma solenidade encerrou as atividades, com homenagens a colaboradores das áreas administrativa, pesquisa, ensino e fabril; e com as premiações do 1º Concurso de Doce de Leite Artesanal, promovido pelo Instituto e pela Seapa e do 2º concurso de Queijo Frescal de Juiz de Fora, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal. 

As secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Desenvolvimento Social (Sede) lançaram o “Guia abrindo fronteiras: oportunidades de exportação para o queijo mineiro”.  A apresentação foi feita pelos superintendentes de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação da Sede, Gustavo Costa de Souza, e de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira, que afirmou: 

“O Guia vem para simplificar e facilitar a importação dos queijos mineiros e o lançamento nesta ocasião é um reconhecimento aos 90 anos de bons serviços prestados pelo ILCT”.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), prestou homenagem ao Instituto pela parceria no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a segurança alimentar de recém-nascidos.  

Concurso de Doce de Leite Artesanal

O primeiro Concurso de Doce de Leite Artesanal teve como objetivo promover e agregar valor ao produto. Os 19 doces inscritos concorreram nas categorias Tradicional e Adição. A avaliação considerou aspectos como Sabor, Textura, Cor, Aparência geral e Identidade regional: alinhamento com a tradição mineira do doce de leite artesanal.

Dos concorrentes, 16 são de produtos de Minas Gerais, incluindo os três premiados em cada uma das categorias (confira aqui). A avaliação dos doces aconteceu no dia 4 de dezembro e reuniu especialistas de diferentes órgãos e  profissionais da área de laticínios de Minas Gerais.

Destaques da programação

A série de eventos teve início na terça-feira, 2 de dezembro, com a atividade Projetos Inspiradores, em comemoração aos 40 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o tema “Queijos Artesanais”. Na oportunidade, foram anunciados novos editais para a difusão do conhecimento gerado pela Epamig, que serão publicados ainda em 2025.

Na quarta-feira, 3 de dezembro, o conselheiro consultivo do Grupo Jacto, Tsen Kang, conduziu o Ambiente de Inovação, que reuniu pesquisadores e lideranças na discussão sobre os desafios do setor lácteo. 

Na quinta-feira, 4 de dezembro, foi realizada a formatura da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios da Epamig/ILCT, na qual 13 jovens colaram grau.

 

Jornalista responsável: Mariana Vilela Penaforte de Assom - Ascom/Epamig

Foto: Erasmo Pereira - Ascom/Epamig

Tags

Compartilhe via: