Conteúdo Principal

Edital de concurso da Epamig deve ser publicado no primeiro semestre de 2026

Submitted by 69337675668 on
Diretoria da empresa destaca avanços em 2025 nas áreas de infraestrutura, gestão, fiscal e reestruturação das diretrizes de pesquisa
Publicado em:
Fotos: Erasmo Pereira – Ascom Epamig

A Diretoria Executiva da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) apresentou, nesta sexta-feira, 19 de dezembro, o balanço das ações realizadas em 2025. Na oportunidade, os dirigentes compartilharam, com os colaboradores, as expectativas para  2026, que será marcado pela realização do Concurso Público da instituição, após duas décadas.

“O grande feito deste ano foi a autorização deste concurso. Estamos na fase de distribuição das 257 vagas aprovadas e escolha da organizadora para a elaboração do edital, que projetamos divulgar no final do primeiro semestre", informa a diretora-presidente da Epamig, Nilda Ferreira Soares.

Em 2025, houve destaques nas áreas de infraestrutura, gestão, fiscal, reestruturação das diretrizes da pesquisa, execuções de projetos, e educação.

As unidades de ensino vinculadas à Epamig, Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap), foram oficialmente incluídas no Programa Estadual de Assistência Estudantil e vão poder oferecer auxílios pecuniários a alunos de baixa renda, como forma de combate à evasão. 

“Este é um grande feito e vai ajudar na permanência desses estudantes, principalmente aqueles vindos de outras localidades", celebra Nilda Soares.

Pesquisa

Em outubro, a Epamig oficializou o Plano Diretor 2026-2031, que estabelece objetivos estratégicos, consolida o propósito e norteia as diretrizes da pesquisa e o compromisso com o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

"Com a implementação da Lei Estadual 24.821/2024, chegamos a  285 projetos de pesquisa em execução, que perfazem um valor superior a R$ 150 milhões. Nos próximos dias, teremos a divulgação, pela Fapemig, de editais voltados para a difusão do conhecimento, algo muito aguardado", detalha o diretor de Pesquisa e Inovação, Trazilbo de Paula.

Ainda com o apoio da Fapemig, serão implementados Centros de Excelência, o primeiro deles de Cafeicultura de Montanha, já está aprovado e funcionará em Lavras. Os próximos serão focados em Leite e Derivados e na Vitivinicultura. 

Estrutura e finanças

De 2020 a 2025, a Epamig realizou obras de adequação da estrutura em diferentes unidades. "Quarenta  já foram finalizadas, 11 estão em execução e outras nove em tramitação. Investimos cerca de R$22 milhões e novas intervenções necessitam ser feitas.", garante o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil.

No campo fiscal, a empresa conseguiu a imunidade tributária recíproca para instituições públicas, que garante a suspensão da exigibilidade de impostos federais incidentes sobre patrimônio, renda e serviços. Também tem buscado aprimorar contratos de prestação de serviços e o controle interno.

"Pelo quinto ano consecutivo, estamos entre as cinco melhores empresas de Serviços no Agronegócio pelo ranking da Revista Globo Rural, o que é um grande reconhecimento. Nos destacamos também na execução de emendas parlamentares e de recursos do PAC Embrapa", acrescenta Kalil.

Futuro 

Nilda Soares aponta a infraestrutura e a melhoria das condições de trabalho como dois maiores desafios para o próximo ano. "Precisamos de obras e manutenção para garantir a continuidade das nossas pesquisas e o apoio aos nossos pesquisadores. Outra prioridade será a valorização das equipes de trabalho".

Jornalista responsável: Mariana Vilela Penaforte - Ascom Epamig

Fotos:  Erasmo Pereira - Ascom Epamig

Compartilhe via: