Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
A partir de agora, produtores rurais associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) terão mais oportunidades para fortalecer a produção, ampliar mercados e aumentar a renda no campo. É que cooperativa recebeu um Plano de Negócios estruturado, com acompanhamento técnico da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e apoio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa). O documento orienta decisões estratégicas e a organização da gestão.
O documento foi apresentado durante reunião na sede da Coopfam em Poço Fundo, com a presença de representantes da Secretaria, da Ocemg e da cooperativa.
Na prática, o Plano funciona como um guia para melhorar a administração, qualificar a comercialização, ampliar vendas e agregar valor aos produtos da agricultura familiar, com reflexos diretos no dia a dia e no rendimento dos cooperados.
Com mais de 400 cooperados, a Coopfam atua fortemente na agricultura familiar e na valorização do café produzido na região. A diretora de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Isabella Gruppioni, explica que o Plano de Negócios foi elaborado a partir de diagnósticos detalhados da realidade da cooperativa, considerando seus desafios, potencialidades e as demandas do mercado, e passa a servir como um guia para decisões administrativas, comerciais e operacionais.
Trabalho compartilhado
Segundo ela, o plano é resultado de um processo contínuo de consultoria técnica que se iniciou em 2024, conduzido pela Ocemg, e apoio da Seapa, desde o diagnóstico inicial até a definição das estratégias. A iniciativa integra um edital da Seapa voltado à seleção de cooperativas da agricultura familiar para receber capacitações, assistência técnica e acompanhamento especializado, com foco no fortalecimento organizacional e estratégico, no âmbito do Programa Estadual do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (COOPERAF-MG).
O Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar foi criado pelo Governo de Minas, em 2020, por meio Decreto 47.999. O Cooperaf-MG tem a finalidade de planejar, coordenar, executar e monitorar as ações voltadas ao desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar e da agroindústria.
Ainda de acordo com Isabella, o Plano de Negócios representa um avanço significativo para a cooperativa. “O documento oferece estratégias administrativas e mercadológicas mais robustas, apontando caminhos para ampliar vendas, melhorar a precificação e fortalecer a gestão interna. A Coopfam passa a ter melhores possibildades de agregar valor aos seus produtos e de atender de forma mais qualificada seus cooperados”, afirma.
A expectativa é de que a iniciativa amplie a presença da cooperativa e dos produtos nos mercados local e regional, aumentando sua competitividade e gerando mais retorno econômico para as famílias cooperadas.
Os produtores associados já projetam impactos positivos no curto e médio prazo. Com uma cooperativa mais estruturada e preparada para enfrentar os desafios do mercado, a expectativa é de expansão das oportunidades do café, um dos principais itens da base produtiva de regiões como Poço Fundo.
Jornalista responsável: Josiane Gonçalves
Edição: Maria Teresa Leal
Crédito (foto): Diego Vargas/Seapa MG