Seminário em Formiga fortalece os Serviços de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

Conteúdo Principal

Seminário em Formiga fortalece os Serviços de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento reuniu 148 participantes de 40 municípios de Minas Gerais e São Paulo para troca de conhecimentos e de experiências bem-sucedidas
Publicado em:

O Salão Nobre do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG), na região Oeste de Minas, foi palco do seminário "Serviços de Inspeção Municipal e Selo Arte", na última quarta-feira (31/5). O encontro reuniu 148 participantes de 40 municípios de Minas Gerais e de São Paulo, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio entre os Serviços de Inspeção Municipal (SIM), promovendo a troca de conhecimentos e de experiências bem-sucedidas na inspeção de produtos de origem animal.

Entre os presentes, estavam servidores públicos municipais, estaduais e federais, médicos veterinários, responsáveis técnicos de empresas do ramo, produtores rurais, acadêmicos e representantes dos SIMs, tanto individuais quanto consorciados - formato no qual vários municípios estão reunidos em uma só entidade.

"Com as discussões, percebemos, por exemplo, os benefícios da organização dos serviços em consórcios públicos. Dessa forma, são possibilitados a promoção de segurança sanitária para a população, a ampliação da capacidade fiscal, a abertura de mercado para produtores locais, a redução de custo fixo e a divisão de despesas, além da oferta de SIM em pequenos municípios, com uma maior integração regional", destacou a assessora técnica da Diretoria de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Viviane Neri.

O seminário foi organizado pelo Serviço de Inspeção Municipal de Formiga, em parceria com o Unifor-MG e a Seapa. "O evento superou as nossas expectativas. Foi um momento importante, no qual discutimos diversos assuntos relacionados à inspeção sanitária, especialmente sobre a concessão do Selo Arte pelos municípios. A presença de servidores e especialistas do Governo de Minas e do Governo Federal foi significativa, porque eles tiveram a oportunidade de conhecer as demandas dos municípios e contribuir para a elaboração de políticas públicas que visam melhorias para os produtores e consumidores", comentou o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano de Formiga, Anuar Teodoro.

Programação

Pela manhã, especialistas compartilharam seus conhecimentos em palestras. Entre eles, estavam: o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Chaves, o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do IMA, André Almeida Santos Duch, a extensionista Bem-Estar Social da Emater-MG e coordenadora estadual de queijos artesanais, Maria Edinice Soares Souza Rodrigues, a engenheira agrônoma e consultora da Coordenação-Geral de Cooperativismo, Associativismo Rural e Agregação de Valor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Rafaela Andrade Couto, e a médica veterinária do SIM de Formiga, Giovanna de Medeiros Guimarães.

No período da tarde, os participantes realizaram uma mesa redonda, esclarecendo dúvidas gerais sobre o tema. Durante o evento, três produtores rurais do município puderam comercializar queijos, geleias e charcutarias.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais - Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Paula Machado

Edição: Danielle Moura

Foto: Divulgação/Seapa

Compartilhe via: