No auge da colheita de azeitonas, Azeitech 2025 vai discutir ‘agricultura mais sustentável’

Conteúdo Principal

No auge da colheita de azeitonas, Azeitech 2025 vai discutir ‘agricultura mais sustentável’

Submitted by 05121198647 on
Evento da Epamig é voltado para produtores de azeite e acontecerá em 21 de fevereiro em Maria da Fé, no sul de Minas. Especialista acredita que os debates ajudarão a alavancar a produtividade dos olivais no estado
Publicado em:
Estações de campo - Azeitech 2023

 

Vem aí mais um Azeitech! O tradicional evento voltado para difusão de conhecimento e inovação na olivicultura, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), será em 21 de fevereiro, no Campo Experimental de Maria da Fé, em Minas Gerais.

A programação combina palestras, estações de campo e debate técnico, além da 10ª edição da Mostra Tecnológica. O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Pedro Moura, acredita que o evento será fundamental para alavancar as discussões sobre a sustentabilidade e aumento da produtividade dos olivais no estado.

“O Azeitech 2025 acontece no auge da colheita das azeitonas para a extração do azeite em Minas Gerais, um momento muito importante. Um dos assuntos das estações do campo será a busca por uma agricultura mais sustentável, bem como o manejo do solo e do olival. Na abertura do evento, vamos tratar da qualidade do azeite e apresentar a Câmara Técnica Setorial da Olivicultura, criada recentemente pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Agricultura”.

Segundo o coordenador, em 2025 a previsão é de que a safra seja menor, por se tratar de um ano de safra baixa. A expectativa é que fique em torno de 50% da produção de 2024,  quando houve um recorde  de produção chegando a 150 mil litros de azeite na região da Serra da Mantiqueira, que abrange os estados de Minas, Rio e São Paulo. “ 65% desse total foi produzido no Sul de Minas”, ressaltou.

Palestras

O evento terá início com a apresentação da Câmara Técnica Setorial da Olivicultura de Minas Gerais, conduzida pelo presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive) Moacir Nascimento que vai falar sobre a busca da Câmara Técnica pelo desenvolvimento da olivicultura no estado.

Em seguida, Amanda Souza, pesquisadora da Epamig, apresentará a palestra "Qualidade Química e Sensorial do Azeite", abordando os critérios que definem a qualidade do azeite e a valorização do produto nacional.

Estações de campo

Em momentos que combinam teoria e prática, as estações de campo terão como foco central técnicas sustentáveis para o manejo e a revitalização do solo dos olivais, além de alternativas econômicas de insumos e estratégias para mitigar vulnerabilidades das oliveiras.

Entre os temas abordados estão “Conservação do Solo e da Água na Olivicultura”, ministrada por Eduardo Medeiros (UFLA), “Multiplicação On Farm de Microorganismos Nativos”, conduzida por Cleber Pereira (Emater) e Carolina Zambom (Epamig), e “Extração Artesanal de Ácidos Húmicos e Fúlvicos”, por Hélio Neto (Emater) e Lucas Fagundes (Epamig).

Debate técnico

O encerramento contará com um debate entre pesquisadores da Epamig, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), olivicultores e representantes da Assoolive.

O objetivo é discutir projetos de pesquisa em desenvolvimento e fortalecer parcerias para o avanço do setor.

Mostra Tecnológica

Ao longo do evento, os visitantes terão a oportunidade de participar da 10ª edição da Mostra Tecnológica, com exposições de maquinários, insumos, serviços, produtos derivados da olivicultura, artesanatos, cosméticos e doces.

O Azeitech 2025 conta com o apoio da Prefeitura de Maria da Fé, Assoolive, Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Senar-MG, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros.

Azeitech 2025

Data: 21 de fevereiro
Horário: 7h30 às 16h
Local: Campo Experimental de Maria da Fé / Av. Washington Viglioni - Vargedo, Maria da Fé - MG
Mais informações: cemf.evento@epamig.br / https://www.azeitech.com.br/

 

 

Jornalista responsável: Mila Cristian / Epamig
Foto: Erasmo Pereira / Epamig
(*) Colaborou Josiane Gonçalves

Compartilhe via: