No auge da colheita de azeitonas, Azeitech 2025 vai discutir ‘agricultura mais sustentável’

Vem aí mais um Azeitech! O tradicional evento voltado para difusão de conhecimento e inovação na olivicultura, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), será em 21 de fevereiro, no Campo Experimental de Maria da Fé, em Minas Gerais.
A programação combina palestras, estações de campo e debate técnico, além da 10ª edição da Mostra Tecnológica. O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Pedro Moura, acredita que o evento será fundamental para alavancar as discussões sobre a sustentabilidade e aumento da produtividade dos olivais no estado.
“O Azeitech 2025 acontece no auge da colheita das azeitonas para a extração do azeite em Minas Gerais, um momento muito importante. Um dos assuntos das estações do campo será a busca por uma agricultura mais sustentável, bem como o manejo do solo e do olival. Na abertura do evento, vamos tratar da qualidade do azeite e apresentar a Câmara Técnica Setorial da Olivicultura, criada recentemente pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Agricultura”.
Segundo o coordenador, em 2025 a previsão é de que a safra seja menor, por se tratar de um ano de safra baixa. A expectativa é que fique em torno de 50% da produção de 2024, quando houve um recorde de produção chegando a 150 mil litros de azeite na região da Serra da Mantiqueira, que abrange os estados de Minas, Rio e São Paulo. “ 65% desse total foi produzido no Sul de Minas”, ressaltou.
Palestras
O evento terá início com a apresentação da Câmara Técnica Setorial da Olivicultura de Minas Gerais, conduzida pelo presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive) Moacir Nascimento que vai falar sobre a busca da Câmara Técnica pelo desenvolvimento da olivicultura no estado.
Em seguida, Amanda Souza, pesquisadora da Epamig, apresentará a palestra "Qualidade Química e Sensorial do Azeite", abordando os critérios que definem a qualidade do azeite e a valorização do produto nacional.
Estações de campo
Em momentos que combinam teoria e prática, as estações de campo terão como foco central técnicas sustentáveis para o manejo e a revitalização do solo dos olivais, além de alternativas econômicas de insumos e estratégias para mitigar vulnerabilidades das oliveiras.
Entre os temas abordados estão “Conservação do Solo e da Água na Olivicultura”, ministrada por Eduardo Medeiros (UFLA), “Multiplicação On Farm de Microorganismos Nativos”, conduzida por Cleber Pereira (Emater) e Carolina Zambom (Epamig), e “Extração Artesanal de Ácidos Húmicos e Fúlvicos”, por Hélio Neto (Emater) e Lucas Fagundes (Epamig).
Debate técnico
O encerramento contará com um debate entre pesquisadores da Epamig, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), olivicultores e representantes da Assoolive.
O objetivo é discutir projetos de pesquisa em desenvolvimento e fortalecer parcerias para o avanço do setor.
Mostra Tecnológica
Ao longo do evento, os visitantes terão a oportunidade de participar da 10ª edição da Mostra Tecnológica, com exposições de maquinários, insumos, serviços, produtos derivados da olivicultura, artesanatos, cosméticos e doces.
O Azeitech 2025 conta com o apoio da Prefeitura de Maria da Fé, Assoolive, Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Senar-MG, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros.
Azeitech 2025
Data: 21 de fevereiro
Horário: 7h30 às 16h
Local: Campo Experimental de Maria da Fé / Av. Washington Viglioni - Vargedo, Maria da Fé - MG
Mais informações: cemf.evento@epamig.br / https://www.azeitech.com.br/
Jornalista responsável: Mila Cristian / Epamig
Foto: Erasmo Pereira / Epamig
(*) Colaborou Josiane Gonçalves