IMA e Senar firmam parceria que beneficiará o produtor rural
Um acordo inédito foi assinado entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), hoje (7/11). A parceria foi oficializada durante a Semana Internacional do Café (SIC) com a presença do secretário adjunto de Agricultura, João Ricardo Albanez, da diretora-geral do IMA, Luiza de Castro, e do superintendente do Senar, Celso Furtado. Trata-se de um Acordo de Cooperação Técnica por meio do qual o IMA realizará capacitações e treinamentos destinados ao corpo técnico do Senar. Este, por sua vez, passará a atuar como multiplicador dos temas relacionados às áreas animal, vegetal, de inspeção e de certificação proposta pelo instituto.
A ideia é ampliar o alcance das ações de defesa agropecuária - que envolvem o controle de doenças e pragas, fiscalizações, inspeções e iniciativas voltadas à qualidade e à segurança dos alimentos - e levar conhecimento a um número cada vez maior de produtores e trabalhadores rurais. O Senar Minas é responsável pela capacitação profissional e promoção social do meio rural, oferece quase 600 cursos em 14 cadeias produtivas.
“Essa parceria reforça uma vertente essencial do Sistema Agricultura: qualificação como instrumento para o desenvolvimento do campo. Unindo forças com instituições do setor agropecuário, ampliamos nossa capacidade de alcançar mais produtores e consolidamos um sistema de produção cada vez mais sustentável, competitivo e reconhecido. Levar conhecimento ao campo é o caminho para garantir alimentos seguros, valorizar o produtor rural e ampliar a presença dos produtos mineiros em mercados exigentes, dentro e fora do país”, ressaltou Thales Fernandes, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Certificação muda o rumo das produções
A diretora-geral do IMA, Luiza de Castro espera que a parceria fortaleça o Programa Certifica Minas, que certifica propriedades rurais e agroindústrias comprometidas com boas práticas de produção, rastreabilidade, responsabilidade social e ambiental. “Atualmente, temos mais de dez escopos de certificação, abrangendo diferentes cadeias produtivas. O selo agrega valor e amplia as oportunidades de comercialização dos produtos mineiros em mercados globais cada vez mais criteriosos, que valorizam produtos sustentáveis, legais e de qualidade comprovada, ressaltou Luiza.
O gerente interino de assistência técnica e gerencial do Senar, Wender Gomes, conta que com o novo acordo, técnicos do Senar passarão a atuar na preparação e no acompanhamento de propriedades interessadas em aderir aos programas de certificação, além de poder realizar auditorias de conformidade, necessárias nos processos de certificação. “A parceria com o IMA é algo que já vínhamos construindo há algum tempo e agora se consolida de forma oficial. Essa união é uma via de mão dupla: promove a capacitação dos nossos profissionais e fortalece o produtor rural mineiro”
Outras ações
O corpo técnico do IMA realizará também treinamento de profissionais para auxiliar agroindústrias de pequeno porte na obtenção da habilitação sanitária, cursos para habilitação de engenheiros agrônomos na emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). Além disso, também estão previstas a capacitação de agentes municipais de saúde e epidemiologia, produtores rurais e lideranças comunitárias por meio do Programa de Apoio à Saúde Agropecuária (PASA).
Jornalista responsável: Marina Lemos - Ascom/IMA
Edição: Maria Teresa Leal
Foto: Diego Vargas/Seapa