Conteúdo Principal

Inscrições abertas para o concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa

Submitted by 10409568660 on
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, nos escritórios locais da Emater-MG da Unidade Regional da Emater-MG de Viçosa.
Publicado em:
Divulgação Emater-MG

Estão abertas as inscrições abertas para o XXI Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa, na Zona da Mata mineira, uma das premiações do setor mais tradicionais do estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 26 de setembro, nos escritórios da Emater-MG, localizados nos municípios da Unidade Regional da Emater-MG (Uregi) de Viçosa.

Podem participar do concurso cafeicultores e familiares, cuja residência ou propriedade estejam nos municípios atendidos pela Uregi de Viçosa: Araponga, Brás Pires, Cajuri, Canaã, Catas Altas da Noruega, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guidoval, Guiricema, Lamim, Paula Cândido, Pedra do Anta, Piranga, Porto Firme, Presidente Bernardes, Rio Espera, São Miguel do Anta, São Geraldo, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Teixeiras, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Problemas climáticos

Os participantes podem concorrer com lotes de café Arábica da safra 2024/2025 nas modalidades: Café Natural e Café Cereja Descascado. “Os produtores sofreram com problemas climáticos no último ano, por isso a previsão é de uma safra um pouco menor. Mas é justamente essa condição climática mais seca, que está favorecendo o secamento e a preparação do café nos terreiros. Por isso, acredito que vamos este ano receber lotes de ótima qualidade”, comenta o coordenador técnico regional da Emater-MG, Deonir Dallpai.

A premiação tem dois grupos, sendo um grupo geral e outro do Certifica Minas. Em cada grupo, os cafeicultores concorrem com as amostras em duas categorias: “Café de terras baixas” (produzidos em lavouras com altitude inferior a 900 metros) e “Café de terras altas” (lavouras com altitude igual ou superior a 900 metros).

As amostras passarão por análises física e sensorial, feitas por uma comissão julgadora composta por cinco analistas sensoriais de café. Serão premiados o campeão e o vice-campeão de cada grupo (Geral e Certifica Minas), em cada categoria (terras altas e baixas) e em cada modalidade (Natural e Cereja Descascado), conforme nota obtida na prova da xícara.

Valorização dos cafés

O coordenador da Emater-MG conta que muitas vezes, o cafeicultor tem medo de participar, achando que não tem condições de se destacar por ser um pequeno produtor, mas acaba se surpreendendo. “Muito cafeicultor entra no concurso por incentivo do técnico da Emater-MG e tem ótimos resultados. Geralmente, os cafés de qualidade de altitude são produzidos por agricultores familiares, com a orientação dos extensionistas na hora de montar os lotes”, diz.

As notas do concurso são devolvidas para todos produtores participantes, que assim podem conhecer os pontos altos da sua bebida e onde precisam melhorar. Dessa forma, o Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa vem incentivando a melhoria da qualidade dos cafés da região, além de agregação de valor do produto. “Quando o cafeicultor recebe uma premiação, ele é mais procurado pelos compradores de café. O produto daquela propriedade ganha mais visibilidade entre os cafés da região”, argumenta Deonir.

O XXI Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Centro de Excelência de Café Matas de Minas, da Funarbe, do Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem, prefeituras municipais, sindicatos e associações rurais, dentre outros apoiadores. O encerramento do concurso está previsto para acontecer no dia 11 de dezembro, em Teixeiras. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG, dos municípios da região de Viçosa.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Flávia Freitas
Fotos: Divulgação Emater-MG

 

Compartilhe via: