Governador Valadares recebe indústria de laticínios

Conteúdo Principal

Governador Valadares recebe indústria de laticínios

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

BELO HORIZONTE (04/12/2014) - O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Merlo, participou, nesta terça feira (03/12), em Governador Valadares, da inauguração do Laticínios Bela vista – Piracanjuba.

Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, já conta agora com uma das mais modernas indústrias de laticínios do Brasil. O Laticínios Bela Vista, detentor da marca Piracanjuba é uma das maiores do segmento lácteo brasileiro, que teve investimentos na ordem de R$ 60 milhões. É a segunda unidade fabril da empresa fora do Estado de Goiás (a primeira fica na cidade de Maravilha, Santa Catarina) e sua capacidade de produção é de 300 mil litros de leite por dia.

A indústria produz leite longa vida integral, desnatado, semidesnatado, creme de leite e bebida láctea, que serão destinados ao abastecimento do mercado mineiro e dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de toda região Nordeste. A estratégia de abrir uma fábrica em Minas Gerais foi a mesma adotada na região Sul. A cidade de Governador Valadares foi escolhida por ser uma tradicional bacia leiteira e localizada mais próxima de importantes mercados, facilitando a comercialização.

Os incentivos fiscais concedidos pelo Governo de Minas, com assinatura do protocolo de intenções como a redução do ICMS e estímulos concedidos á empresa, também influenciaram a escolha, uma vez que favorecem a competitividade.O Laticínios Bela Vista já conta com duas unidades de captação de leite no Estado mineiro, uma em Iraí de Minas e outra em Santa Vitória.

Para o Secretário, André Merlo, a instalação da indústria de laticínio em Governador Valadares vem confirmar a vocação que a região tem como importante produtora de leite. “Além de gerar emprego e renda, para os produtores, que tem na região uma grande participação da Secretaria de Agricultura, por meio do Programa Minas Leite, que só aqui assiste a mais de 200 fazendas, agrega valor ao produto leite, por meio da fabricação de excelentes produtos que serão comercializados para todo o Brasil”, destacou.

Piracanjuba

Com uma área construída de 12 mil m², a nova fábrica da Piracanjuba gera cerca de 500 empregos diretos e indiretos, contribuindo também para o desenvolvimento local. Os equipamentos utilizados para processamento de leite são de alta tecnologia e de última geração, proporcionando uma produção totalmente automática, com sistema de rastreabilidade ativa, que permite identificar todo o percurso do leite desde a fazenda até a caixinha. A fábrica de Governador Valadares representará, já em 2015, 7% do faturamento total do Laticínios Bela Vista. Em 2017, esse percentual deve chegar a 10%.

A Piracanjuba, com quase 60 anos de mercado tem um portfólio com mais de 90 produtos, distribuídos nas marcas Piracanjuba e Pirakids. Com faturamento de mais de R$2 bi e capacidade de processamento de 4,3 milhões de litros de leite por dia, a empresa gera mais de 1,9 mil empregos diretos. Com a nova fábrica em Governador Valadares, passa a contar com três unidades fabris, sendo as outras duas em Bela Vista de Goiás (GO) e Maravilha (SC).

Bacia Leiteira Mineira

  • Minas Gerais possui a maior bacia leiteira do país, produzindo 8,9 bilhões de litros de leite ao ano, o que representa 27% da produção nacional.
  • É o estado com o maior número de vacas ordenhadas, com mais de cinco milhões de animais produzindo leite. Cerca de 10% delas estão no Vale do Rio Doce.
  • O Vale do Rio Doce é a sétima região maior produtora, com mais de 655 mil litros de leite ao ano. Cada vaca é capaz de produzir 1.163,1litros por ano, cerca de 3,81 litros por dia, contra 7,87 da região Sul e 6,27 da Central.

Imagem removida.Imagem removida.

Compartilhe via: