Epamig é destaque em ranking que elege as melhores empresas de serviços agropecuários do Brasil

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), está no pódio das melhores empresas de serviços agropecuários do Brasil. O primeiro lugar foi conquistado pela Emater-MG, também vinculada da Seapa. Para saber mais clique aqui. O ranking foi divulgado no 17º Anuário do Agronegócio da revista Globo Rural (Editora Globo), com base em dados coletados pela Serasa Experian relativos ao ano de 2020. No total, a publicação apresentou as dez melhores empresas brasileiras de prestação de serviços agropecuários. Entre elas, a Epamig ficou em segundo lugar, sendo a empresa de pesquisa mais bem colocada.
Para fazer o ranking, a equipe do Anuário considerou quesitos como as demonstrações contábeis das empresas analisadas, índices responsáveis por 70% das notas atribuídas. Além das análises econômicas e financeiras, a classificação geral também levou em consideração a responsabilidade socioambiental das companhias, critério que compôs 30% da nota final.
Para a diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, a presença da empresa no ranking das melhores na categoria de serviços agropecuários reflete o intenso trabalho de toda equipe alocada em diferentes municípios mineiros. Para ela, nos últimos anos a Epamig se voltou ainda mais para as demandas dos produtores rurais e das agroindústrias.
“É com muita alegria que colhemos os frutos do nosso trabalho, sempre comprometido com os produtores rurais mineiros e com todos os envolvidos na cadeia da agricultura e da agropecuária do estado. Nosso foco é a inovação e, por esse motivo, a pesquisa agropecuária não pode parar. Que venham mais menções e premiações”, destaca Nilda Soares.
Para o diretor de Administração e Finanças da Epamig, Leonardo Kalil, o destaque da empresa confirma a eficácia de um bom planejamento de metas. Para administrar 22 Campos Experimentais e dois Institutos de Ensino, a Epamig implantou o Sistema de Gestão Integrada (SGI) que, desde 2019, promove mudanças na forma como a empresa define necessidades e executa orçamentos.
Com o auxílio do SGI, a Epamig comemora anos consecutivos com balanços financeiros positivos. Ainda de acordo com Leonardo Kalil, isso é importante para a empresa obter a autonomia necessária para executar pesquisas e reformas estruturais.
“Gerenciar unidades espalhadas de Norte a Sul de Minas é um trabalho complexo. Por isso, planejar metas e acompanhar resultados mensalmente é primordial para o sucesso administrativo. Hoje, a Epamig possui todos os dados de gestão à vista e envolve ao máximo os colaboradores da empresa em seus processos. Assim, fica mais fácil alcançar as metas e aumentar nossas entregas para a sociedade mineira”, pontua Leonardo Kalil.
O diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, destaca o perfil das pesquisas da Epamig como um dos diferenciais da empresa. Ao comemorar o destaque no 17º Anuário do Agronegócio, Trazilbo cita que a responsabilidade socioambiental da Epamig perpassa os dez Programas Estaduais de Pesquisa (PEPs) da empresa. “Um dos exemplos dessa atuação é o desenvolvimento da metodologia de Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA), que tem ajudado técnicos e produtores na elaboração de diagnósticos sobre a situação de propriedades rurais. Além disso, pesquisas com agroecologia e tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) têm gerado tecnologias que contribuem efetivamente para a sustentabilidade das atividades agropecuárias”, enfatiza.
O Anuário 2021
Em 2021, o 17º Anuário do Agronegócio divulgou o ranking das dez melhores empresas brasileiras de 20 segmentos: Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Aves e Suínos; Bioenergia; Comércio Exterior; Cooperativas; Defensivos Agrícolas; Fertilizantes; Frutas, Flores e Hortaliças; Indústria de Café; Indústria de Carne; Indústria de Soja e Óleos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Massas e Farinhas; Nutrição Animal; Papel, Celulose e Reflorestamento; Produção Agropecuária; Saúde Animal; Sementes; Orgânicos; Pescados e Serviços Agropecuários.
A publicação que destaca os melhores do agronegócio brasileiro é referência no Brasil e conta com a parceria da Serasa Experian, responsável pela pesquisa e metodologia de avaliação das empresas. Para elaborar os rankings, mais de 600 companhias abriram seus balanços financeiros e responderam a questionários.
A publicação é distribuída a todos os assinantes da revista Globo Rural e também pode ser encontrada nas bancas do Brasil entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
Bruno Guimarães - Ascom/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig
Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook
Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas