Conteúdo Principal

Epamig difunde cultivo da mandioca em Dia de Campo

Submitted by 79025528600 on
Evento realizado em Pitangui reuniu cerca de 70 participantes em estações de campo para repasse de conhecimentos e tecnologias
Publicado em:
Os participantes acompanharam quatro estações de campo voltadas para o sistema de produção da mandioca

Cerca de 70 pessoas, entre produtores rurais, estudantes, técnicos e pesquisadores, participaram da primeira edição do Dia de Campo “A cultura da Mandioca”, realizado pela Epamig/Itap, em Pitangui, na região Centro-Oeste do estado, nesta quinta-feira (25/9). Os participantes acompanharam quatro estações de campo voltadas para o sistema de produção da mandioca, condições de cultivo, tecnologias de produção e cuidados na colheita e pós colheita.

A abertura do evento teve a apresentação de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Itap. Em seguida, os participantes foram encaminhados às estações para apresentação de ferramentas e técnicas aplicáveis visando otimizar o cultivo e aprimorar a produção.

"Por meio do contato com os produtores da região, identificamos as principais carências e as transformamos em temas voltados ao aprimoramento do processo produtivo aliado ao uso de tecnologias, especialmente na etapa de pós-colheita, que agrega grande valor à produção da mandioca", ressaltou o professor e pesquisador do Itap, Ramon Avelar. "Ao levar esses assuntos para as estações, conseguimos aproximar o produtor da demonstração de sistemas e alternativas existentes".

Para o produtor rural agroecológico Marcos Eugênio, de Florestal, o evento foi uma grande oportunidade de promover o repasse de conhecimento e a troca de experiências entre produtores. "Participar do Dia de Campo é muito importante para nós, produtores. Além de aprender mais sobre o cultivo da mandioca e conhecer novas tecnologias, tivemos a chance de trocar experiências e fortalecer nossa rede. Isso nos motiva a continuar investindo na atividade". 

A programação foi encerrada com a demonstração do voo de drone utilizado na pulverização de áreas de cultivo. O evento também marcou o anúncio de uma nova capacitação voltada para o processamento mínimo de mandioca, que será oferecida pelo Itap.

"Estamos ansiosos por novas edições do Dia de Campo da Cultura da Mandioca e para o início da capacitação de turmas, que poderá agregar ainda mais valor ao tema e levar resultados à sociedade", complementou Ramon Avelar.

 

Jornalista responsável: Mila Cristian - Ascom/Epamig

Foto: Erasmo Pereira - Ascom/Epamig

Tags

Compartilhe via: