Epamig apresenta tecnologias para a cafeicultura regenerativa na Itália e Suíça

Entre os dias 17 e 18 de junho, em Trieste, na Itália, a Epamig apresentou tecnologias voltadas ao controle biológico de pragas aplicadas à cafeicultura regenerativa.
O tema foi abordado em palestras ministradas pela pesquisadora da Epamig, referência no tema, Madelaine Venzon, durante agenda promovida pela Fundação Ernesto Illy – instituição italiana dedicada à promoção da educação, da ciência e da sustentabilidade na cadeia global do café.
As apresentações fizeram parte das atividades do curso de mestrado da fundação, que discutiu o tema “Produção e Mudanças Climáticas”. Estiveram presentes representantes de 17 países, entre estudantes, professores e profissionais atuantes no setor cafeeiro, todos envolvidos em iniciativas ligadas à sustentabilidade e à inovação na produção de café.
“Com as mudanças climáticas e a biodiversidade ameaçada, as tecnologias que desenvolvemos estão sendo demandadas por vários setores da cadeia produtiva do café, tanto por produtores como pela indústria. Neste contexto, o Brasil é modelo em cafeicultura regenerativa e a EPAMIG se destaca com o controle biológico conservativo por meio do uso de corredores ecológicos multifuncionais e plantas de cobertura”, enfatizou Madelaine Venzon.
Tema também é discutido na Suíça
Nos dias 24 e 25 de junho, a Epamigtambém participou da Assembleia de Membros da Plataforma Global do Café (GCP), associação internacional que reúne diversos atores da cadeia do café para a promoção da sustentabilidade na produção e comercialização do grão. O evento foi realizado em Basel, na Suíça, e reuniu representantes de diversos países.
“Discutimos estratégias para a expansão da produção e da comercialização do café cultivado de forma sustentável e regenerativa. Além disso, foram apresentados os resultados dos dois últimos anos da Plataforma, com destaque para a atuação de pesquisadores como consultores”, relatou Madelaine.
Ainda durante a agenda internacional, na Suíça, a pesquisadora ministrou uma palestra sobre cafeicultura regenerativa e participou de reuniões técnicas com pesquisadores da Nestlé, em Lausanne, e da Nespresso, em Vevey.
“Os momentos foram oportunos para a apresentação de resultados de mais de 24 anos de pesquisas voltadas ao controle biológico conservativo de pragas do cafeeiro”, comentou.
No dia 27, a convite da Sancoffee, a pesquisadora também representou a EPAMIG na “World Coffee Geneva 2025”, a maior feira europeia do setor de café especial.
Assessoria de comunicação Epamig
Jornalista Responsável: Mila Cristian
Imagem: