Circuito Mineiro de Inovação chega a São Sebastião do Paraíso
São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas, recebe no próximo dia 29 de abril, das 13 às 19 horas, a segunda edição do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica. O evento será realizado na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP ) e terá como tema central o “Agro do Futuro: Gestão da Propriedade Rural no Sudoeste Mineiro”.
Realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o circuito tem o objetivo de discutir soluções tecnológicas voltadas para a modernização da produção rural, com destaque para três cadeias produtivas estratégicas da região: horticultura, fruticultura e cafeicultura.
O circuito é voltado a um público amplo, incluindo produtores rurais, estudantes, profissionais do setor agropecuário, cooperativas, associações, sindicatos, empresários, investidores e representantes do ecossistema de inovação. A proposta é aproximar o setor produtivo das novas tecnologias, promovendo a troca de conhecimento e o fortalecimento de redes de colaboração.
“A programação busca fomentar a discussão sobre gestão eficiente da propriedade rural, aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade no campo, além de facilitar o acesso a tecnologias capazes de otimizar processos produtivos”, diz a assistente técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Rebeca Souza.
O evento é uma iniciativa Seapa, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Emater-MG, Epamig e IMA, além do Sistema Senar e sindicatos rurais da região. Também participam a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços, que atua como patrocinadora, além da Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio do Parque Tecnológico de São Sebastião do Paraíso (IPTEC/UFLA), que contribui na organização.
Após o ciclo de palestras, o evento contará com a mostra tecnológica , um espaço dedicado à exposição de soluções inovadoras para o campo, além da Feirinha da Agricultura Familiar Regional. O ambiente também incluirá um momento de networking e um coffee break, incentivando a interação entre participantes, empresas e pesquisadores.
“Será um momento bem interativo e agradável entre o público participante e essas tecnologias. A gente vai ter exposição de produtos e serviços inovadores”, avisa Rebeca.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pela plataforma Sympla ou presencialmente no momento do credenciamento.
Sobre o circuito:
A primeira edição do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro 2026 foi realizada no último dia 8 de abril, em Bambuí, reunindo produtores, profissionais e demais participantes interessados em conhecer inovações tecnológicas voltadas à agroindústria.
O Circuito integra a ação Agritech, iniciativa executada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) desde 2019, com o objetivo de estimular a inovação e ampliar a adoção de tecnologias avançadas no agronegócio mineiro.
No âmbito da Agritech, destaca-se o Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta, programa voltado à promoção da inovação colaborativa por meio da conexão entre produtores rurais, pesquisadores, startups, empresas e outros agentes do ecossistema de inovação.
O Hub MG Agro tem como objetivo fortalecer a cultura da inovação no setor agropecuário, incentivando a cocriação de soluções tecnológicas a partir da identificação de desafios e demandas reais do campo. Os ciclos são estruturados com foco no desenvolvimento de soluções acessíveis, aplicáveis e alinhadas às necessidades do agronegócio, contribuindo para o aumento da eficiência, da competitividade e da sustentabilidade do setor.
O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro teve início em 2024 e, desde então, já reuniu mais de 3 mil participantes. O evento também contou com a participação de mais de 70 startups e empresas de base tecnológica, que apresentaram soluções inovadoras ao setor. Ao longo das edições, foram gerados mais de R$ 20 mil em negócios efetivados, fortalecendo o ecossistema de inovação e ampliando a conexão entre tecnologia e produtores rurais em Minas Gerais.
As inscrições para o público-alvo estão disponíveis por meio da plataforma Sympla, neste link
Serviço:
Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro 2026
Data: 29/04/2026 (quarta-feira)
Horário: 13 às 19 horas
Local: Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião do Paraíso
Endereço: Av. Oliveira Rezende, 1350 - Vila Operaria, São Sebastião do Paraíso - MG
Jornalista responsável: Márcia Queiroz
Foto: Divulgação/Seapa