Ação social em Resende Costa melhora alimentação de famílias de baixa renda e fortalece agricultura familiar

Conteúdo Principal

Ação social em Resende Costa melhora alimentação de famílias de baixa renda e fortalece agricultura familiar

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Programa Progredir beneficia cerca de cem famílias, que recebem R$ 80 por mês para compras em feira do município
Publicado em:

Uma ação social em Resende Costa, na região do Campo das Vertentes, contribui para melhorar a alimentação de pessoas de baixa renda e ainda fortalece a agricultura familiar do município. Os primeiros resultados do Programa Progredir puderam ser conferidos no último sábado (6/11), quando cerca de cem beneficiários compraram alimentos na Feira Livre do Rosário, com os cartões equivalentes a R$ 80 oferecidos pela Prefeitura. O auxílio será distribuído mensalmente para as famílias cadastradas.

O Progredir foi elaborado pela Prefeitura de Resende Costa, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, e conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). “O objetivo é promover a dignidade dos moradores de baixa renda e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar do município”, afirma a extensionista de Bem-Estar Social da Emater-MG, Elisabeth Almeida.

Além do valor recebido mensalmente, os beneficiários do Programa Progredir participam de oficinas oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As crianças das famílias devem frequentar a escola, além de manter a carteira de vacinação em dia. As gestantes recebem acompanhamento pré-natal e orientações depois do parto.

O público atendido foi definido entre as famílias cadastradas no CRAS, com base no CadÚnico, que é um registro do governo federal, com informações sobre as famílias de baixa renda. Esses dados são atualizados pelas prefeituras municipais em todo o País. Para participar do CadÚnico, os interessados devem procurar o CRAS de sua cidade e atenderem aos critérios de vulnerabilidade social definidos pelo governo.

“O dia 6 de novembro será lembrado como o dia da inclusão em Resende Costa. Foi o dia da consolidação do Programa Progredir, dia de inclusão dos feirantes em mais um importante mercado institucional e de inclusão dos beneficiários do CadÚnico, que tiveram acesso aos melhores produtos ofertados pela feira da agricultura familiar do município”, afirmou o gerente regional da Emater-MG em São João del Rei, Odair José Gerônimo.

O Progredir também representa outras vantagens para o município. Com o cartão para gastar em produtos da feira, aumenta o número de compradores e o volume comercializado, o que contribui para movimentar a economia local. “Os agricultores interessados em participar da feira podem procurar a Emater-MG e preencher uma ficha com dados pessoais e informações sobre os itens a serem comercializados. Os produtos são variados, como hortaliças, bolos, biscoitos, doce, mel e peixe, entre outros”, explica Elisabeth Almeida.

O município de Resende Costa tem 800 agricultores familiares cadastrados na Emater-MG e a feira é realizada todos os sábados, das 7h às 12h, na praça do Rosário. As atividades presenciais, que haviam sido suspensas devido à pandemia de Covid-19, retornaram no último mês de junho.

“O Progredir veio para garantir às famílias uma alimentação de qualidade e incentivar que estas mesmas famílias busquem o seu próprio bem-estar social, cumprindo as exigências do programa, como frequência escolar das crianças e participação em oficinas profissionalizantes. Além disso, o programa vai gerar renda também para a agricultura familiar local, fortalecendo os feirantes e agricultores”, resume Elisabeth Almeida, da Emater-MG.

 


Miriam Fernandes - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

 

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: