Vem aí o 2º Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária

Quase tudo pronto para o 2º Seminário de Gestores da Agropecuária, que promete lotar, na próxima terça-feira (05/8), o Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com presença de mais de 700 pessoas. Entre os inscritos, estão servidores públicos, prefeitos e secretários municipais de Agricultura de diferentes regiões do estado.
A ideia é discutir questões ligadas ao agro para aprimorar, ainda mais, as políticas públicas estaduais voltadas para o setor. O evento será aberto com palestra magna do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, que falará sobre o PIB do agronegócio em Minas e o desenvolvimento do setor nos últimos anos.
O seminário, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), reunirá também técnicos, pesquisadores e produtores rurais. O secretário ressalta a importância da presença dos gestores municipais da agricultura. "É fundamental essa interação com os municípios. Só assim podemos avançar no fortalecimento do agronegócio mineiro", disse Thales Fernandes.
Coordenador do seminário, o chefe de gabinete da Seapa, Rodrigo Fernandes, espera que esta segunda edição supere o sucesso da primeira, realizada em abril do ano passado. “Com base no número de inscritos, vamos bater recorde de participantes. Esperamos que o gestor local consiga levar para a sua cidade informações sobre os programas e ações da secretaria para o desenvolvimento dos munícipios”, afirmou.
Representantes da Seapa irão apresentar as ações da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas - Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro Agropecuária (IMA) e os programas estratégicos, como a entrega de títulos de propriedades e de kits de irrigação, além de mostrar a nova política de agricultura irrigada sustentável, os avanços na pesquisa e a importância do serviço de vigilância sanitária no setor.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) vai abordar a palestra "CAR 2.0 e Programa de Regularização Ambiental (PRA)". “Um dos nossos legados é que agricultura e meio ambiente estão umbilicalmente ligados. O produtor respeita os recursos hídricos, florestais e o solo, insumos que ele tem para produzir e sustentar a família”, pontuou Rodrigo.
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais também estará presente. Para apoiar os municípios na criação de suas ouvidorias, uma equipe estará disponível no Ônibus da Ouvidoria Móvel para consultoria, capacitação e acompanhamento, sem custos, aos municípios.
Jornalista responsável: Márcia Queiroz
Foto: Diego Vargas/Seapa