Sustentabilidade na fruticultura: evento da Emater-MG mostra as alternativas
Que praticas inovadoras podem ser utilizadas para garantir a sustentabilidade na fruticultura? É o que o produtor da região do triângulo mineiro vai ter a oportunidade de conhecer, durante o "Dia de Campo em Fruticultura: Construindo Solos Saudáveis", promovido pela Unidade Regional da Emater-MG em Uberaba.
O evento será realizado na próxima segunda-feira (10/2), no município de Conquista, com o objetivo de levar aos produtores da região informações atualizadas para fortalecer a fruticultura regional. A atividade acontecerá na Fazenda São José, Irmãos Mazeto, a partir das 13h30. O credenciamento para participar do dia de campo será realizado no local.
Segundo o extensionista da Emater-MG Renato Augusto de Moraes Silva, um dos principais destaques será o uso de plantas de cobertura para a melhoria da qualidade do solo, com foco em práticas sustentáveis. A produção de uva de mesa como nova alternativa de aumento da renda, o fortalecimento da economia rural e aplicação de drones na agricultura serão outros temas abordados.
Já no dia 11/2, acontece em Sacramento o 1º Seminário de Agroindústria. A atividade inicia às 8 horas, na Escola Estadual Escritora Carolina Maria de Jesus. Para participar é necessário preencher o formulário disponível neste link.
O gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Cesar Veloso Rezende, destaca a importância dos eventos. “É uma oportunidade única para os produtores de Conquista e Sacramento se atualizarem, trocarem experiências e aprimorarem suas técnicas, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da atividade rural na região”.
O extensionista da Emater-MG em Sacramento, Rafael Antônio dos Santos, explica que a necessidade de realizar o seminário se deve ao número expressivo de agroindústrias no município. "As palestras estão voltadas para assuntos como boas práticas e regularização de agroindústrias", diz.
Circuito Agropecuário
O 1º Seminário de Agroindústria de Sacramento é um projeto planejado e estruturado pelas regionais de Uberaba e Uberlândia e faz parte do Circuito Agropecuário. Ao todo, serão realizados 48 encontros, abrangendo todos os municípios dessas duas regionais. O Circuito conta com a parceria das prefeituras e diversas instituições. “O apoio é essencial para a concretização deste trabalho ambicioso e de grande impacto para o setor”, explica Diogo Rezende.
Idealizado pelo Escritório Regional de Uberlândia, o Circuito está no terceiro ano. Utilizando a Metodologia Participativa de Extensão Rural (Mexpar), tem como objetivo levar conhecimento e inovações aos produtores, além de colaborar com o desenvolvimento e o fortalecimento regional.
O gerente regional de Uberlândia, Gilberto Freitas, comentou sobre os resultados da atividade. “Além da relevância dos assuntos técnicos abordados com apresentação de novas tecnologias, destaco também como saldo positivo a troca de experiências, o estabelecimento de novas parcerias e o fortalecimento dos laços entre extensão rural e o poder público municipal", conclui.
Jornalista responsável: Gisele Flor - Ascom/Emater-MG
Edição: Márcia França
Foto: Divulgação/Emater-MG