Conteúdo Principal

Secretário de Agricultura visita FAEMG

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Belo Horizonte (24/02/2015) - O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, reuniu-se hoje (24) com o presidente da Faemg, Roberto Simões, diretores da entidade e presidentes de sindicatos rurais para apresentar planos de ação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para 2015.

Depois de analisar o sistema de agricultura do estado, o secretário explicou que pretende integrar a atuação do IMA, Ruralminas, Emater e Epamig para que a assistência técnica seja efetiva e possa beneficiar um número maior de produtores: “Queremos aproximar mais a Seapa dos produtores rurais. O agronegócio representa um terço do PIB estadual, um quinto dos empregos e um quarto das exportações. Vamos trabalhar juntos para o setor crescer mais ainda”.

 Movimentação

Pedidos como solicitação da renegociação de dívidas e ampliação dos prazos de pagamentos foram enviados para a ministra Kátia Abreu, na tentativa de amenizar os impactos da estiagem prolongada.  

Segundo o secretário, a ministra é sensível à causa e mandou fazer um estudo para identificar as regiões mais afetadas pela seca para que sejam encontradas soluções para solucionar os problemas. 

Compromisso

Para o presidente da Faemg, Roberto Simões, o secretário mostrou que está bem informado sobre a realidade do campo mineiro e espera que o trabalho em conjunto impulsione o setor rural mineiro: “O secretário de agricultura é produtor rural, tem conhecimento sobre o que acontece no campo. Vir à Faemg conversar com os produtores demonstra o compromisso com a área, focando no desenvolvimento de Minas Gerais”.  

Projeto

Segundo o presidente, a atuação da Faemg, juntamente com o Senar Minas e o Inaes, fez com que o produtor mineiro melhorasse bastante tanto na gestão como na produção. Para ele, os sindicatos também contribuíram bastante neste processo e o momento é de ampliar os projetos, com o apoio da Seapa: “Lançamos a ideia de elaborar um grande projeto sobre questões ambientais e sobre a água, o que favorecerá os produtores como também toda a população”, afirmou Roberto Simões.

 

Compartilhe via: