Pônei do RN é premiado e na mesma hora é vendido para criador do RS

Conteúdo Principal

Pônei do RN é premiado e na mesma hora é vendido para criador do RS

Submitted by Anônimo (não verificado) on
"Pretinha" é a grande campeã jovem da raça
Publicado em:

BELO HORIZONTE (04/06/2015) - Os grandes campeões da raça pônei nas categorias adulto e jovem foram premiados hoje no Parque da Gameleira, dentro das diversas atrações que compõem a 55ª Exposição Estadual Agropecuária. O campeonato serviu de palco para a 30ª Exposição Nacional do Cavalo Pônei, tradicional evento da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei (ABCCPônei).

A grande campeã jovem veio da Fazenda Inharé, da cidade de Santa Cruz (RN), e é conhecida como “Pretinha”. O criador Omar Romero Medeiros (na foto à esquerda) foi agraciado pelo prêmio e vendeu o animal para o também criador de pôneis, João Inácio Coelho (à direita), da fazenda Tuyuti, do município de Viamão (RS).

Já a grande campeã adulta foi a pônei Juliana de Bicas, do criador Guilherme Diniz, do Haras de Bicas, da cidade de São Joaquim de Bicas (MG). O criador também venceu na categoria grande campeão adulto com o animal Guri de Bicas. “Desde janeiro preparamos os pôneis com alimentação balanceada e atividades físicas diárias. É feita uma seleção dos exemplares no haras e separamos os pôneis mais preparados para disputarem nas exposições”, disse o criador. Na categoria jovem macho a faixa foi para o pônei Apach Elite Horse do criador Jussie Maia, do Haras Santa Lucia, de Natal (RN).

Cerca de 250 pôneis de todo o Brasil que participam da exposição passaram por uma série de julgamentos nos quais foram considerados o andamento e a morfologia de cada exemplar. “Os animais premiados são mais valorizados no mercado, com a venda de material para reprodução”, explica o jurado da ABCCPônei, Viriato Mascarenhas.

O presidente da ABCCPônei, Fabrício Borges atribui o sucesso da 30ª Exposição Nacional do Cavalo Pônei aos investimentos da Associação e à evolução genética da raça no decorrer dos anos. “Além disso, Minas Gerais já é polo de criação do cavalo pônei, uma vez que realizamos o evento no Parque da Gameleira. É uma ótima oportunidade para valorizar os animais e fomentar negócios”, comemora Borges.

Compartilhe via: