Novas tecnologias serão apresentadas aos piscicultores do Norte de Minas

A piscicultura tem crescido bastante na região de Bocaiúva, no Norte de Minas, assim como o interesse dos produtores pela atividade. Foi o aumento dessa demanda que levou a Emater-MG a preparar o I Seminário Atividade na Piscicultura, que acontece nesta quinta (dia 28), a partir das 8 horas, no Centro Cultural Henfil, em Bocaiúva.
“A Associação de Piscicultores do Portal Norte está construindo um frigorífico para absorver a produção local. Então despertou um grande interesse dos produtores por mais conhecimento e daí surgiu a iniciativa do seminário”, conta o extensionista de Bocaiúva, Elias Dias Júnior. A ideia do evento é qualificar os piscicultores com palestras técnicas e gratuitas.
O seminário é uma realização da Emater-MG, prefeitura municipal de Bocaiúva e Associação de Piscicultores do Portal Norte. O evento deve reunir cerca de 500 participantes de vários municípios: Bocaiúva, Olhos D´Água, Francisco Dumont, Engenheiro Navarro, Guaraciama, Montes Claros, Claro das Poções, Buritizeiro e Pirapora. "A região é uma grande produtora de tilápia, tambaqui e pintado e esse é um mercado em expansão", diz Eli.
Novas técnicas e mercado
A primeira palestra do dia será sobre o mercado de aquicultura (Bruno Machado/Seapa). No período da manhã, acontecem ainda as palestras: Manejo produtivo da piscicultura em tanque escavado (Maurício Gros/Codevasf), Qualidade da água para aquicultura (Carlos Cesar Brandão) e Novas perspectivas para Piscicultura na CCPR (Byron Ladeira).
A programação prossegue, na parte da tarde, com as palestras: Programa Minas Aquícola (Roberto Ribeiro), Produção sustentável de peixe com bioflocos (Nelson Júnior, Raphael Nogueira, Karen Melo/Unimontes e Cintia Nakayama/UFMG) e Habilitação de Unidades de Beneficiamento de pescados e sua importância (Camila Marra).
Ao final do seminário será apresentado um case de sucesso de piscicultura na região de Buritizeiro (Neide Aparecida/Adesb), seguido de uma rodada de perguntas. As inscrições para o I Seminário Atividade na Piscicultura de Bocaiúva são gratuitas e podem ser feitas no local ou neste link.
Jornalista responsável: Flávia Freitas - Ascom/Emater-MG
Foto: Divulgação/Emater-MG