Emater-MG muda logomarca e fixa metas para ampliar atendimento

Conteúdo Principal

Emater-MG muda logomarca e fixa metas para ampliar atendimento

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) apresentou, na última segunda-feira, 5 de junho, sua nova logomarca. A mudança consolida a visão da Emater-MG como empresa de desenvolvimento rural sustentável, com foco de sua ação nas pessoas e prioridade para a agricultura familiar. "A Emater-MG se consolida como uma marca forte no desenvolvimento da agricultura mineira", afirma o presidente da empresa, José Silva.

No mesmo dia, foi assinado o Acordo de Resultados com a  Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), à qual a Emater-MG é vinculada, e com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). No documento, são estabelecidas metas de desempenho junto ao Governo do Estado e, em contrapartida, a empresa obtém autonomias gerenciais, orçamentárias e financeiras. "Estamos assinando um dos atos mais importantes nestes três anos e meio de gestão", afirmou José Silva. Além do presidente da Emater-MG, assinaram o acordo o secretário de Agricultura, Marco Antônio Rodrigues da Cunha, e o secretário-adjunto da Seplag, Tadeu Barreto.

Pelo Programa Minas Sem Fome, por exemplo, 68 mil famílias do projeto de lavouras serão beneficiadas, e 20 unidades coletivas de processamento artesanal de alimentos devem ser implantadas até dezembro deste ano. Ao assinar o acordo, o secretário-adjunto da Seplag, Tadeu Barreto, enfatizou que com este ato a Emater-MG está se adequando às estratégias e se alinhando ao choque de gestão implantado pelo Governo do Estado. Ele destacou também o trabalho de extensão rural realizado em Minas Gerais, segundo ele, fundamental para o desenvolvimento do agronegócio mineiro.

"A Emater-MG é uma empresa que está definindo novas estratégias de gestão, como o desenvolvimento do Programa Minas Sem Fome, que já beneficiou mais de 467 mil famílias em 680 municípios e está efetuando mudanças internas para se modernizar, e tornar-se mais ágil para alcançar resultados. Com o Acordo de Resultados, a Empresa alinha-se com os resultados do Governo de Minas Gerais. Em troca, receberá alguns benefícios, como maior autonomia para reorganizar sua estrutura com o objetivo de torná-la mais ágil", afirmou Tadeu Barreto.


O secretário de Agricultura afirmou que com o Acordo de Resultados a Emater-MG entra em um novo ciclo, o virtuoso, assim como o Estado: "É o Estado e a sociedade valorizando o constante trabalho da empresa. Com este acordo, a Emater-MG está demostrando para a sociedade que adota uma gestão eficiente, moderna e está ajudando a construir o Estado, através do desenvolvimento do agronegócio", disse Marco Antônio Rodrigues da Cunha.


PROJETO JAÍBA

Umas das metas mais ambiciosas é em relação ao Projeto Jaíba I. "Queremos totalizar o atendimento e alcançar em 2007, 100% dos agricultores familiares atendidos", afirma o presidente José Silva. Em 2005, a empresa prestou assistência técnica e extensão rural a 1.363 famílias de agricultores familiares. A meta para 2006 é chegar a 1.565 famílias.

Até novembro, outras ações a serem implantadas são o Portal Corporativo, para disseminação do conhecimento e facilidade de acesso à informação. Implantar softwares de gestão financeira, de gestão da frota e de gestão de pessoas visando à modernização dos processo administrativos e de informatização, possibilitando a prestação de serviços de melhor qualidade.

A Emater-MG tem ampliado sua atuação no Estado. Desde 2003, foram abertos mais 134 escritórios locais e hoje a empresa está presente em 784 municípios mineiros - mais de 90% do Estado. Até o fim deste ano, 800 escritórios estarão em atividade, praticamente universalizando a extensão rural em Minas Gerais. "A convicção é aumentar o número de 403 mil agricultores e parceiros que a Emater-MG mantém para colocar em prática 2.600 planos e programas de desenvolvimento com ações em várias cadeias produtivas", diz o presidente José Silva.

A abrangência da atuação da Emater-MG pode ser comprovada nos diversos programas de que participa, como o Agrominas Café, programa do Governo do Estado para agregação de valor e diversificação do café. Em 2005, foram executadas 38 etapas do circuito mineiro de cafeicultura, com a participação de 12 mil cafeicultores. Também foi realizado o II Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, com participação de 980 amostras e venda dos cafés premiados com ágio de 106,1%.


A empresa também tem atuação marcante no programa de Revitalização do Rio São Francisco, na ação Manejo Integrado de Sub-bacias Hidrográficas. A empresa implantou, em 2005, 17 projetos pilotos em 17 municípios por meio de convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, a Codevasf. Realizou, ainda, campanhas, cursos e mobilizações visando à conscientização e à educação ambiental. Para 2006, já foi negociada a implantação de 16 novos projetos em 16 municípios integrantes da Bacia do Rio das Velhas.


NOVA LOGOMARCA


Os traços de modernidade atualizam a marca para a proposta de trabalho da Emater-MG que quer disponibilizar para os cidadãos informações e condições para o desenvolvimento sustentável, respeitando as características culturais e as potencialidades de cada região. A proposta foi de substituir as antigas linhas retas, transformando-as em linhas curvas, reforçando assim o caráter de flexível e a amplitude do trabalho da empresa. As curvas ainda fazem referência às montanhas de Minas e permitem um desdobramento da marca para outras esferas de trabalho da Emater-MG, como o programa Minas Rural.

Compartilhe via: