Conteúdo Principal

Crianças aprendem sobre cultivo de hortas e cuidados com a natureza

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

 

(Maria da Fé – 28/8/2015) O Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé iniciou, neste mês de agosto, um trabalho para despertar, em crianças de 4 e 5 anos, o interesse pelo cultivo de hortas, preparação e cuidados com a terra. O projeto, apelidado de “Mãozinhas Verdes”, vai atender a 234 alunos da Pré-escola Municipal Jardim Florido. “As crianças participarão de todo o processo, da preparação do solo à colheita, sempre orientadas por profissionais da Unidade”, explica o gerente Alessandro Gonçalves da Unidade.

Uma área de cerca de 600 m2 foi reservada para o plantio de morangos, couve, alface, cenoura e tomate, entre outras hortaliças, utilizando técnicas de cultivo orgânico. O objetivo é que os alunos acompanhem todas as fases do processo e que as professoras desenvolvam atividades baseadas nas práticas demonstradas na fazenda. “A ideia é fazer com que o espaço da horta seja uma extensão da escola”, explica o bolsista de pós-doutorado Pedro Henrique Abreu Moura. Após a colheita, os produtos serão preparados e servidos na escola. "Estes alimentos terão um sabor especial, pois as crianças consumirão algo que elas mesmas produziram”, garante a supervisora pedagógica Lucília Carnevalli.

A diretora da Pré-escola Guiomar Campos acredita que esse trabalho vai desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade e de cuidado com a natureza, além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis. “As aulas na fazenda da EPAMIG estão sendo muito proveitosas. Os alunos estão entusiasmados. Nossa expectativa é que essas "Mãozinhas Verdes" contribuam para um planeta melhor e sejam multiplicadoras dessas boas práticas”, afirma.

As ações contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Maria da Fé e da Secretaria Municipal de Educação que doaram o alambrado para cercar a área da horta. E também com produtores de hortaliças orgânicas do município que doaram as sementes e mudas que foram plantadas.

 

As aulas

A próxima aula prática no Campo Experimental de Maria da Fé está marcada para o dia 4 de setembro. Nas primeiras visitas, realizadas em 14 e 21 de agosto, as crianças aprenderam sobre preparo do solo e dos canteiros para o plantio. Também foram destacadas, a importância das hortaliças para uma alimentação saudável e a relação entre as cores das frutas e hortaliças e os benefícios que delas para a saúde. Os conteúdos foram apresentados pelo gerente Alessandro Gonçalves e pelo bolsista Pedro Henrique. Durante a prática, os alunos aprenderam sobre cultivo orgânico e a misturar o esterco com a terra. Na semana seguinte plantaram sementes e mudas nos canteiros.

Compartilhe via: