Conteúdo Principal

Região do Triângulo Mineiro quer fortalecer o turismo local

Submitted by 79025528600 on
O Seminário Regional de Cultura e Turismo vai ocorrer, em Conquista, no dia 22, e terá participantes de vários municípios da região de Uberaba.
Publicado em:
Belas paisagens são alguns dos atrativos da região
Belas paisagens, vocação para esportes náuticos, forte influência da imigração italiana são alguns dos atrativos da região de Conquista, no Triângulo Mineiro. Para fortalecer essa vocação, será realizado no município, o Seminário Regional de Cultura e Turismo, no dia 22 de outubro. O evento terá palestras, trocas de experiências, concurso de fotografia e a realização de um passeio por pontos turísticos locais.
 

O seminário, promovido pela Emater-MG, Prefeitura e Câmara Municipal de Conquista, vai ocorrer das 9 às 17 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Conquista. As inscrições devem ser feitas neste link. “A região tem um enorme potencial para o turismo, mas precisamos estruturar melhor a atividade. Por isso, teremos palestras técnicas, trocas de experiências e buscaremos uma integração com outros municípios da região com a mesma vocação”, comenta a extensionista da Emater-MG, Sthefânia Rezende.

Passeio turístico

O evento também conta com o apoio dos municípios de Uberaba e Sacramento e vai receber visitantes de São Roque de Minas, Delta e Araxá, entre outras cidades da região. Durante o seminário vai ocorrer ainda a premiação do vencedor do concurso de fotografia com o tema “Patrimônio Histórico e Turístico de Conquista”. 

Já no dia seguinte, será realizada a Trilha Interpretativa, que é um passeio guiado pelos encantos naturais de Conquista. Os participantes vão receber um kit trilha e tem refeições inclusas. A inscrição custa R$80,00 por pessoa e deve ser feita até o dia 20. “O passeio será conduzido por um historiador e por um profissional do Ministério do Turismo. A ideia é passar por vários pontos turísticos locais até na divisa com Uberaba. Além de camiseta e boné, haverá lanche e almoço para o grupo”, diz Sthefânia.

Patrimônio histórico

O turismo náutico e de pesca é um dos maiores atrativos da região. Localizada às margens da represa do rio Grande, Conquista tem condições ideais para navegação, esportes náuticos e lazer à beira d’água. O município também preserva um rico conjunto de casarões históricos e construções antigas tanto na área urbana quanto zona rural, revelando a trajetória dos tempos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e da colonização italiana.

A influência italiana se reflete na culinária, arquitetura e tradições locais. “O município vive um momento de resgate e valorização de receitas tradicionais. Temos o socol, que é um embutido de origem italiana que faz parte da identidade cultural e afetiva da cidade. Com o incentivo da Emater-MG, produtores locais e famílias descendentes de imigrantes têm recuperado essa tradição local”, salienta a extensionista.

A presença de agroindústrias e fazendas modelo possibilita várias experiências em turismo rural no município.  Conquista abriga ainda mais de 73 cachoeiras, além de ter belas paisagens naturais. A região também é um importante local de turismo religioso.

 

Jornalista responsável: Flávia Freitas - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

Tags

Compartilhe via: