Projeto de reparação oferece 120 vagas para cursos técnicos gratuitos em Brumadinho

Conteúdo Principal
Submitted by 01328024652 on
Publicado em:
Automação Industrial Senai - Reprodução

Moradores de Brumadinho podem se inscrever até o dia 12 de novembro em três cursos técnicos gratuitos ofertados dentro do projeto de reparação “Distrito Industrial”, que objetiva diversificar a economia e reduzir a dependência da mineração no município. 

Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Dois são semipresenciais e um é presencial. O início das aulas está previsto para o fim de novembro. As oportunidades compõem o Programa de Capacitação de Mão de Obra e Educação voltado ao mercado de trabalho de Brumadinho e são vinculados a áreas identificadas como potenciais no município. São ofertadas:

  • 40 vagas para Técnico em Automação Industrial;
  • 40 para Técnico em Qualidade; 
  • 40 para Técnico em Eletrotécnica.  

Os interessados em participar da iniciativa precisam estar matriculados ou ter concluído o ensino médio e possuir computador para acompanhar as aulas remotas. Conforme o edital, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. 

O projeto Distrito Industrial faz parte do programa de Reparação Socioeconômica e está em execução dentro do Anexo I.4 do Termo de Medidas de Reparação aos danos provocados pelo rompimento da Vale, na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. O rompimento provocou a morte de 272 pessoas e gerou uma série de impactos ambientais, econômicos e sociais. O Termo Judicial foi assinado em 4 de fevereiro de 2021 pelos compromitentes Governo de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais. 


Veja abaixo informações sobre os cursos:
 

Curso Técnico semipresencial em Automação Industrial
O Técnico em Automação Industrial é o profissional que apresenta as competências necessárias para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, primando pelos preceitos da ética pessoal e profissional.

Curso Técnico semipresencial Eletrotécnica
O Técnico em Eletrotécnica é responsável por instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e ambientais.

Curso Técnico presencial em Qualidade
O Técnico em Qualidade tem como objetivo apoiar tecnicamente a implementação e a manutenção dos sistemas de gestão da qualidade, controlar a qualidade de produtos e processos e atuar em auditorias de sistemas de gestão da qualidade, considerando os padrões, normas, procedimentos e requisitos técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente pertinentes.

 LEIA TAMBÉM