Conteúdo Principal

Seminário Regional da Agroindústria Familiar reúne mais 300 participantes, no Leste de Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Emater-MG foi uma das promotoras do evento, realizado em Governador Valadares
Publicado em:

Divulgar a criação do Serviço de Inspeção Municipal para as agroindústrias de produtos de origem animal e valorizar o trabalho dos agricultores familiares da região. Esses foram os objetivos do Seminário Regional da Agroindústria Familiar, ocorrido no dia 19 de abril, no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares, no Leste de Minas. O evento foi promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce e a Prefeitura.

O evento contou com a presença de 358 pessoas de diversos municípios. Foram ministradas três palestras, que abordaram os seguintes temas: Agroindústria Familiar e Desenvolvimento Sustentável, A atuação da Emater-MG com agroindústrias de alimentos e Transformação da agroindústria familiar com a participação da mulher e do jovem empreendedor.

“O estado de Minas Gerais é grande e a independência das regiões com relação aos serviços de inspeção é importante, pois gera mais transparência, qualidade e propicia um melhor atendimento e um tratamento mais regionalizado”, diz Milton Nunes, gerente do departamento Técnico da Emater-MG. Ele, ainda, ressalta a importância dos consórcios municipais e regionais na manutenção do desenvolvimento das agroindústrias de todo o estado de Minas Gerais.

Durante o seminário, também foi renovado o convênio entre a Emater-MG e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce. De acordo com o gerente regional da Emater-MG, Ademar Pires, o seminário contribuiu para reforçar e ampliar a atuação da empresa junto ao setor da agroindústria da região. “A gente tem um trabalho antigo com as agroindústrias e esse evento serve para manter a chama acesa do trabalho da Emater-MG, com as agroindústrias da agricultura familiar”, afirma.

Regiane Pereira de Souza, produtora rural do município de Jampruca, diz que o evento abriu novos horizontes para ela. “Aprendemos muito com as experiências de outras pessoas, com isso poderemos desenvolver empreendimentos como aqueles também, tirando de nossos sítios a nossa renda”, afirma.

O seminário, ainda, contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sicoob.

 

 

Arthur Honorato de Almeida, Lilian Pacheco e Sebastião Avelar - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

  

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: